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2019_SaraVitoriaFaustinoMoura_tcc.pdf1,05 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorPilati, Eloisa Nascimento Silva-
dc.contributor.authorMoura, Sara Vitória Faustino-
dc.identifier.citationMOURA, Sara Vitória Faustino. A formação de leitores na educação básica: o Brasil forma leitores críticos ou receptores passivos de conteúdo? 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho, através de uma revisão de literatura, promove uma reflexão sobre o processo de aprendizagem da leitura, sobre a importância de os alfabetizadores terem consciência teórica do método utilizado e sobre como são os leitores brasileiros. A leitura não é tão natural quanto a fala e o alfabeto não é intuitivo, então, deve-se assumir isso para o ensino, para que a criança adquira a consciência de que as letras têm o objetivo de representar unidades da fala, essa consciência é importante para um leitor hábil. Por não ser uma habilidade que deve ser aprendida, logo, ensinada, a escola participa exaustivamente do processo de aprendizado, isso implica em assumir que há dificuldades reais que tanto a escola quanto, principalmente, os alunos passam e isso interferem significativamente em todo o processo. O Estado, buscando cumprir o direito à educação, deve diminuir essas dificuldades. A alfabetização é necessária para que o processo de decodificação aconteça e para que haja também a literacia, ou seja, para que não seja uma atividade meramente mecânica e o leitor explore a prática de leitura e a de escrita. O padrão estipulado e estimulado pela escola não deve ser de uma leitura rasa e que não sai da obviedade, mas deve ser uma leitura que seja possível conhecer as camadas significativas do texto.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLeitura - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordLivros e leiturapt_BR
dc.subject.keywordCrianças - livros e leiturapt_BR
dc.subject.keywordJovens - livros e leiturapt_BR
dc.subject.keywordLivros didáticospt_BR
dc.subject.keywordLeitorpt_BR
dc.titleA formação de leitores na educação básica : o Brasil forma leitores críticos ou receptores passivos de conteúdo?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-07-12T13:54:48Z-
dc.date.available2021-07-12T13:54:48Z-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27926-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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