Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pilati, Eloisa Nascimento Silva | - |
dc.contributor.author | Moura, Sara Vitória Faustino | - |
dc.identifier.citation | MOURA, Sara Vitória Faustino. A formação de leitores na educação básica: o Brasil forma leitores críticos ou receptores passivos de conteúdo? 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho, através de uma revisão de literatura, promove uma reflexão sobre o processo
de aprendizagem da leitura, sobre a importância de os alfabetizadores terem consciência teórica do
método utilizado e sobre como são os leitores brasileiros.
A leitura não é tão natural quanto a fala e o alfabeto não é intuitivo, então, deve-se assumir
isso para o ensino, para que a criança adquira a consciência de que as letras têm o objetivo de
representar unidades da fala, essa consciência é importante para um leitor hábil.
Por não ser uma habilidade que deve ser aprendida, logo, ensinada, a escola participa
exaustivamente do processo de aprendizado, isso implica em assumir que há dificuldades reais que
tanto a escola quanto, principalmente, os alunos passam e isso interferem significativamente em todo
o processo. O Estado, buscando cumprir o direito à educação, deve diminuir essas dificuldades.
A alfabetização é necessária para que o processo de decodificação aconteça e para que haja
também a literacia, ou seja, para que não seja uma atividade meramente mecânica e o leitor explore
a prática de leitura e a de escrita. O padrão estipulado e estimulado pela escola não deve ser de uma
leitura rasa e que não sai da obviedade, mas deve ser uma leitura que seja possível conhecer as
camadas significativas do texto. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Leitura - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Livros e leitura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças - livros e leitura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jovens - livros e leitura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Leitor | pt_BR |
dc.title | A formação de leitores na educação básica : o Brasil forma leitores críticos ou receptores passivos de conteúdo? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-12T13:54:48Z | - |
dc.date.available | 2021-07-12T13:54:48Z | - |
dc.date.submitted | 2019 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/27926 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|