Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2792
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ThiagoOliveiraRibeiro.pdf234,33 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Utopia e colonização em : o feitiço da ilha do pavão, João Ubaldo Ribeiro
Autor(es): Ribeiro, Thiago de Oliveira
Orientador(es): Bergamo, Edvaldo
Assunto: Ribeiro, João Ubaldo, 1941-
Literatura e história
Identidade social
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 6-Fev-2012
Referência: RIBEIRO, Thiago de Oliveira. Utopia e colonização em: o feitiço da ilha do pavão, João Ubaldo Ribeiro. 2011. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O escritor João Ubaldo Ribeiro traz em O feitiço da ilha do Pavão uma discussão sobre a identidade nacional e a formação do povo brasileiro, a miscigenação das raças e das culturas. A adaptação do índio e negro aos costumes dos colonizadores brancos detentor do conhecimento e do poder nas relações sociais, que dentro do romance, troca de lado para que os outros grupos possam mostrar suas versões dos fatos. A crítica ganha força quando o autor dá a vez para os que foram esquecidos de ser mencionados na história, a sabedoria dos índios com os elementos da natureza, a força física e a alegria de viver do negro, as experiências e as visões de mundo de ambos contribuíram bastante para a formação do povo brasileiro. Apesar dessas culturas serem desvalorizadas pelo pressuposto da superioridade da cultura européia ser considerada dentre as demais, a elite do centro do mundo, sendo este o seu discurso colonizador, os costumes do índio e do negro devem ser analisados do ponto de vista de suas organizações sociais que eram diversos do sistema social europeu. Colonizador e colonizados fazem parte do contexto do romance numa disputa por espaço dentro da sociedade e afirmação identitária nacional. Trata-se de um debate sobre as nossas raízes culturais, num movimento de reconhecimento do que era considerado marginalizado e contribuiu na formação da identidade do povo brasileiro. É uma mistura de literatura e história que desempenha o papel de recontar o passado ou refazer esse caminho por outras passagens que dão no mesmo destino.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)-Universidade de Brasília, Faculdade de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2011.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons