Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27917
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MariaCarolinaNavesRios_tcc.pdf262,91 kBAdobe PDFver/abrir
Título: “Somos só crianças crescidas” : o encontro do outro no eu pelo olhar de Alice através do Espelho
Autor(es): Rios, Maria Carolina Naves
Orientador(es): Silva Júnior, Augusto Rodrigues da
Assunto: Alteridade (Antropologia)
Alice (Personagem fictício : Carroll)
Inconsciente (Psicologia)
Infância
Literatura infanto-juvenil
Personagens literários
Metáfora
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 12-Jul-2021
Referência: RIOS, Maria Carolina Naves. “Somos só crianças crescidas”: o encontro do outro no eu pelo olhar de Alice através do Espelho. 2018. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O objetivo deste trabalho é estabelecer o vínculo entre a metáfora do espelho e o jogo de xadrez na construção da personagem Alice, da obra infanto-juvenil Alice através do Espelho, escrita por Lewis Carroll. “Somos só crianças crescidas”, afirma o autor em um poema do livro do Espelho. Com o reconhecimento da infância como uma fase singular do desenvolvimento humano, não mais se afirma que crianças são pequenos adultos. Tal afirmação nega que exista, nesta fase, particularidades que diferem da fase adulta. Alice, ao atravessar o espelho, inserida em um mundo alterado, consegue enxergar os reflexos antes escondidos. O papel do outro na construção de sua jornada é vital para a compreensão de si mesma.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.