Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27896
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_NayronHenriqueSilvaLimaGoncalves_tcc.pdf1,71 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo de modelo de resposta à demanda em tempo real com smart-grids
Autor(es): Gonçalves, Nayron Henrique da Silva Lima
Orientador(es): Cuervo Franco, Pablo Eduardo
Assunto: Energia elétrica - consumo
Redes inteligentes (Energia elétrica)
Setor energético
Energia elétrica - distribuição
Data de apresentação: 30-Jun-2017
Data de publicação: 6-Jul-2021
Referência: GONÇALVES, Nayron Henrique da Silva Lima. Estudo de modelo de resposta à demanda em tempo real com smart-grids. 2017. xii, 68 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Smart grid é uma nova área de pesquisa que vem crescendo muito nos últimos anos e que inclui operações de otimizações confiáveis para picos e baixas de energia , de modo que a geração venha atender demanda ou a demanda se ajustar aos níveis de energia disponíveis. Este trabalho apresenta um modelo de otimização linear, para ajustar o consumo de energia de um dado consumidor com relação ao preço desta energia bem como a demanda e a oferta da energia variando durante o dia. O objetivo do modelo é maximizar a utilidade do consumidor , sujeito a restrições de consumo diário: quantidade de carga disponível durante as horas do dia, limites para variações da energia e variações no preço da energia. São apresentados os modelos lineares analisados de energia e de demanda do problema e, utilizando o GAMS uma feramenta computacional, são apresentados os resultados dos testes realizados para diferentes casos. Além disso, ao final é proposto um modelo que apresenta mais restrições, que utiliza otimização robusta, para trabalhos futuros.
Abstract: Smart-grids is area of research that has growin in the last year which includes optimum reliable operation for power peaks and lows, so that the generation may be able to dealing with demand or the demand may be able to adjust to the power level avaible. This work presents an optimization linear model to adjust the available energy levels, to adjust the consumption of energy of a given consumer in relation to the fluctuating cost of the energy throughout the day. Analyzed linear models of energy and demand of the problem are presented, and using the GAMS a computational software, General Algebraic Modeling System, the results of different tests are presented. In addition, a robust optimization model for future work is proposed at the end.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Engenharia Elétrica, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.