Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Medaets, Jean Pierre Passos | - |
dc.contributor.author | Mourão, Emily Luiz | - |
dc.identifier.citation | MOURÃO, Emily Luiz. Percepção dos consumidores sobre os sistemas de rastreabilidade e o seu papel na decisão de compra de alimentos. 2019. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Agronomia, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Escândalos alimentares contribuíram para o aumento da preocupação de consumidores, produtores
e de governos a respeito das formas de garantia da segurança do alimento e minimização dos riscos
associados ao consumo. Estudos a respeito do uso dos sistemas de rastreabilidade como uma forma
de garantia do direito do consumidor de se obter um produto de qualidade, sanidade e segurança
são escassos. O presente trabalho tem como foco a análise do acervo acadêmico do governo
brasileiro, Banco dados da CAPES, para inferir a importância dada pela academia ao tema, além
de fazer uma revisão bibliográfica sistemática da percepção do consumidor frente aos sistemas de
rastreabilidade e se a mesma influencia na decisão de compra. O Banco da CAPES ao longo de 38
anos, ao relacionar os termos traceability e agriculture, possui 147 publicações, sendo apenas 7
relacionadas a percepção dos consumidores aos sistemas de rastreabilidade. Vários autores
identificaram que os consumidores buscam indiretamente por sistemas de rastreabilidade ao
comprar produtos baseados na origem de produção. Entretanto, mostram que os consumidore não
sabem o que é a tecnologia e não se importam em se informar a respeito dos aspectos técnicos,
além de acreditarem que o preço dos alimentos aumentará após a adoção do sistema. | pt_BR |
dc.format | Monografia de Graduação | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consumidores - comportamento de compra | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comportamento do consumidor | pt_BR |
dc.subject.keyword | Segurança alimentar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Produtos agrícolas - comercialização | pt_BR |
dc.title | Percepção dos consumidores sobre os sistemas de rastreabilidade e o seu papel na decisão de compra de alimentos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-02T13:51:29Z | - |
dc.date.available | 2021-07-02T13:51:29Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-09 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/27890 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Food scandals have raised concerns among consumers, producers and governments about ways to
ensure food safety and minimize the risks associated with consumption. Studies on the use of
traceability systems as a way of guaranteeing the consumer's right to obtain a product of quality,
health and safety are scarce. This paper focuses on the analysis of the Brazilian government's
academic collection, CAPES Database, to infer the importance given by the academy to the theme,
as well as to make a systematic bibliographic review of consumer perception regarding traceability
systems and whether influences the buying decision. CAPES Bank over 38 years, when relating
the terms traceability and agriculture, has 147 publications, with only 7 related to the perception
of consumers to traceability systems. Several authors believe that consumers indirectly look for
traceability systems when purchasing products based on the source of production, however, they
do not know what technology is and do not care about the technicalities, and believe that the price
of the products. Food will increase after the adoption of the system. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Agronomia
|