Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27886
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_CarlaVianaDeMoraes_tcc.pdf1,23 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel da mulher do campo na transformação sociocultural dentro das redes virtuais : um diálogo com a agroecologia
Autor(es): Moraes, Carla Viana de
Orientador(es): Barreiro, Rafael Garcia
Assunto: Agroecologia
Mulheres - representações
Mulheres - trabalhadoras rurais
Mulheres do campo
Redes sociais on-line
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 2-Jul-2021
Referência: MORAES, Carla Viana de. O papel da mulher do campo na transformação sociocultural dentro das redes virtuais: um diálogo com a agroecologia. 2020. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A urbanização social e os avanços tecnológicos dentro do espaço agrário trouxeram junto com o aumento das exportações diversos problemas sociais. As ações humanas frente os discursos alinhados a uma lógica mercadológica e globalizada são em grande parte a causa da degradação do meio, portanto, é através da transformação da ocupação que poderá ser promovida uma reabilitação eco-social. Nesta perspectiva a terapia Ocupacional se une a agroecologia com intuito de compreender as transformações necessárias que consolidem as mudanças sociais e busca identificar uma relação entre as mulheres e a natureza dentro do seu processo de dominação. O presente trabalho tem como objetivo compreender o quanto o conhecimento das mulheres camponesas tem sido valorizado dentro das redes sociais virtuais quando o tema é agroecologia e ecofeminismo, buscando compreender os processos de transformação socioculturais. Como percurso metodológico foi realizado um estudo Netnográfico (etnografia online) na plataforma Instagram com 2 perfis administrados por mulheres que abordam agroecologia e ecofeminismo, @modefica e @reciclereutilizeplante que dissipam conhecimento e influenciam seguidores, com a análise dos resultados ficou nítida a necessidade de aproximar este grupo das realidades virtuais e dar voz a uma população que possui um histórico de exclusão em diversas áreas, o texto propicia uma discussão sobre o sistema econômico e patriarcal que molda as ações individuais e qual papel político as mulheres camponesas assumem dentro desse sistema.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Terapia Ocupacional, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.