Título: | Aplicação da teoria de resposta ao item para itens dicotômicos do vestibular da UnB |
Autor(es): | Moraes, Rafael Rezende de |
Orientador(es): | Gomes, Antônio Eduardo |
Assunto: | Universidades e faculdades - ingresso Correlação (Estatística) Teoria de resposta ao item |
Data de apresentação: | 1-Nov-2018 |
Data de publicação: | 1-Jul-2021 |
Referência: | MORAES, Rafael Rezende de. Aplicação da teoria de resposta ao item para itens dicotômicos do vestibular da UnB. 2018. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo analisar as notas (escores) e o efeito da não
resposta nos escores dos indivíduos que realizaram o vestibular do segundo semestre
de 2014 da UnB, realizado pelo CEBRASPE, de acordo com os métodos da Teoria de
Resposta ao Item (TRI), que é atualmente aplicado no ENEM (Exame Nacional do Ensino
Médio). Esta análise começa com uma análise descritiva das respostas dos indivíduos
que realizaram a mesma, seguida por algumas comparações dos escores calculados. A
primeira comparação é em relação ao Método Convencional e o Modelo de Resposta
Gradual (MRG), e posteriormente a comparação entre este e o Modelo dicotômico de 3
parâmetros também da TRI, tomando a não reposta como erro no de 3 parâmetros. O
modelo do MRG poderia ser um substituto do método convencional com o intuito de
melhorar a avaliação do traço latente dos indivíduos, visto que a teoria da resposta ao
item possui algumas vantagens. Os resultados se mostraram bem parecidos comparando
às notas estimadas pelo MRG, sendo assim uma opção eficaz na avaliação. Em relação a
questão do efeito da não respostas no escore estimado, foi notado que o modelo politômico
(MRG) favorece os indivíduos com escore mais elevado. |
Abstract: | The paper aims to analyze the scores and the effect of the non-response in the scores
of people that participated in the UnB’s admission test of the second semester of 2014,
conducted by CEBRASPE, according with the Item Response Theory (IRT) methods,
which is nowadays used in ENEM (a national exam of the high school). This study begins
with the analysis of the responses of each individual, followed by some comparisons of the
calculated scores. The first comparison is regarding the conventional method and the
Gradual Response Model(GRM), and therefore the comparison between the last and the
dichotomous model of 3 parameters either of the IRT, taking the non-response as an error
in the second model. The model of GRM could be a substitute for the current method
with the intent to improve the evaluation of the latent trace of the individuals, since in
item response theory have some advantages. The results were very close compared with
the scores estimated by GRM, thus is an appelaing option for this evaluation. In relation
to the question of the effect of non-responses in the estimated score, it was noticed that
the GRM benefits people with highers scores. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2018. |
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Aparece na Coleção: | Estatística
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