Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27869
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_GuilhermeGilBCampbellMarques_tcc.pdf2,74 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Sensoriamento não-intrusivo para um sistema de frenagem
Autor(es): Marques, Guilherme Gil de Brito Campbell
Orientador(es): Café, Daniel Chaves
Assunto: Bicicletas
Freios de bicicleta
Comunicação serial
Microcontroladores
Trânsito - sinais e sinalização
Data de apresentação: 5-Jul-2017
Data de publicação: 30-Jun-2021
Referência: MARQUES, Guilherme Gil de Brito Campbell. Sensoriamento não-intrusivo para um sistema de frenagem. 2017. iv, 40 f, il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este projeto tem como objetivo apresentar uma solução para a luz de freio de uma bicicleta utilizando métodos não invasivos e contidos em apenas uma caixa, acoplada ao canote de selim. Para isso será usado um sistema embarcado composto por um sensor com acelerômetros e giroscópios conectado a um microcontrolador por meio de comunicação serial. A plataforma que possui os sensores é o MPU6050 (MPU), fabricada pela InvenSense. Já o microcontrolador deste projeto é o MSP430F5529 (MSP), fabricado pela Texas Instrument (TI). Por m, para realizar a programação é utilizado o software Code Composer Studio, também da TI.
Abstract: This project aims to present a solution to the brake light of a bicycle using noninvasive methods and contained in one box, attached to the saddle seatpost. For this purpose it is used an embedded system comprises a sensor with accelerometers and gyroscopes connected to a microcontroller via serial communication. The platform which has sensors is MPU6050 (MPU), manufactured by InvenSense. The microcontroller of this project is the MSP430F5529 (MSP), manufactured by Texas Instruments (TI). Finally, to make the programming the software Code Composer Studio software, also from TI, is used.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão devCurso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.