Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Romariz, Alexandre Ricardo Soares | - |
dc.contributor.author | Kalejaiye, Gabriel Bayomi Tinoco | - |
dc.identifier.citation | KALEJAIYE, Gabriel Bayomi Tinoco. Deep learning para processamento de linguagem natural: extração de significado em redes sociais. 2017. 98 f., il. Trabalho de Conclusão Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Processamento de Linguagem Natural é uma área de intenso crescimento e interesse
acadêmico, principalmente com as recentes evoluções nas capacidades computacionais
disponíveis. Devido ao enorme número de exceções, nuances e complexidades de língua, a
exploração automática de significados em textos não é uma tarefa trivial. Em ambientes
modernos como redes sociais, essa problemática é amplificada, já que a informação, em
geral, se encontra de maneira não-estruturada. Entretanto, a partir do uso de redes neurais
artificiais, é possível criar aplicações inteligentes que possuem a capacidade de avaliar
informação textual automaticamente. Esse projeto explora três diferentes áreas dentro
da interseção de Deep Learning e Processamento de Linguagem Natural. Para cada uma
dessas áreas, uma rede social diferente foi escolhida e os diferentes parâmetros comparados.
O processo de aprendizado de análise sentimental da rede IMDB se mostrou superior
às metas estabelecidos, chegando a 85% de acurácia. Na aplicação de normalização de
perguntas da rede social Quora, mesmo sem benchmarks estabelecidos, foram comparados
diferentes modelos para a avaliação de normalização. Por fim, a aplicação de um chatbot,
a partir de informações do Twitter e de conjuntos de dados pré-estabelecidos, mostrou-se
interessante, porém longe ainda de um modelo que de fato pode ser confundido com um
ser humano. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processamento de linguagem natural (Computação) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Redes sociais on-line | pt_BR |
dc.subject.keyword | Redes neurais (Computação) | pt_BR |
dc.title | Deep learning para processamento de linguagem natural : extração de significado em redes sociais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-30T02:40:46Z | - |
dc.date.available | 2021-06-30T02:40:46Z | - |
dc.date.submitted | 2017-07-07 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/27868 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Natural Language Processing is one of the fastest growing areas of computer science, spe-
cially with the recent evolution of computational processing techniques and equipments.
Due to the tremendous amount of exceptions, rules and complexities, the automatic ex-
ploration of meaning in textual information is a nontrivial task. Social networks usually
add another layer of complexity to the problem, due to the high level of unstructured data
available. However, artificial neural networks are usually a great tool to derive meaning
from unstructured information. This project intends to explore three different areas on
the intersection between Deep Learning and Natural Language Processing. For each area,
a different application was built, using a different social network as background. The Sen-
timental Analysis model built with IMDB data was superior than the Kaggle benchmark,
reaching 86% of accuracy. The model for the question normalization task of Quora, even
without pre-established benchmarks, were compared between different vector-comparison
strategies. Finally, a chatbot application, using Twitter and public data sets, had inter-
esting results, but still far from a human-like model. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Elétrica
|