Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Shayani, Rafael Amaral | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Alex do Nascimento | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Alex do Nascimento. Caracterização de frenagem regenerativa de veículo elétrico com motor de indução considerando marcha e tempo de desaceleração. 2017. xii, 90 f., il. Trabalho de Conclusão Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os carros elétricos são uma tecnologia que tem o potencial de mudar a matriz
energética usada em transportes e diminuir a dependência dos combustíveis fósseis que a
humanidade ainda tem. O que impediu os carros os carros elétricos de deslancharem é a
sua baixa autonomia; por isso há uma necessidade de torná-los mais eficientes.
Um dos recursos de eficiência energética que pode ser aplicado em um carro
elétrico é a frenagem regenerativa; trata-se da recuperação da energia cinética de um carro
durante a frenagem, esse processo só é possível pela ação de uma máquina elétrica que
atua como gerador na frenagem.
Neste trabalho foram discutidos os diferentes esquemas de frenagem regenerativa, a
dinâmica deles e a eletrônica.
Há um veículo elétrico no Laboratório de Veículos Elétricos do campus Gama da
Universidade de Brasília; as características da frenagem regenerativa desse veículo foram
estudadas por meio de simulações e das leituras vindas do inversor de frequência WEG
CFW-11.
Ao final do trabalho foi descoberta a melhor maneira de operar o veículo no sentido
de maximizar a frenagem regenerativa; essa maneira ideal apresentou dependência da
marcha do veículo e do tempo de desaceleração. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Veículos elétricos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Freios automotivos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dinâmica veicular | pt_BR |
dc.subject.keyword | Motores elétricos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inversor de frequencia | pt_BR |
dc.title | Caracterização de frenagem regenerativa de veículo elétrico com motor de indução considerando marcha e tempo de desaceleração | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-29T03:37:08Z | - |
dc.date.available | 2021-06-29T03:37:08Z | - |
dc.date.submitted | 2017-07-05 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/27861 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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Aparece na Coleção: | Engenharia Elétrica
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