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dc.contributor.advisorShayani, Rafael Amaral-
dc.contributor.authorRibeiro, Alex do Nascimento-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Alex do Nascimento. Caracterização de frenagem regenerativa de veículo elétrico com motor de indução considerando marcha e tempo de desaceleração. 2017. xii, 90 f., il. Trabalho de Conclusão Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2017.pt_BR
dc.description.abstractOs carros elétricos são uma tecnologia que tem o potencial de mudar a matriz energética usada em transportes e diminuir a dependência dos combustíveis fósseis que a humanidade ainda tem. O que impediu os carros os carros elétricos de deslancharem é a sua baixa autonomia; por isso há uma necessidade de torná-los mais eficientes. Um dos recursos de eficiência energética que pode ser aplicado em um carro elétrico é a frenagem regenerativa; trata-se da recuperação da energia cinética de um carro durante a frenagem, esse processo só é possível pela ação de uma máquina elétrica que atua como gerador na frenagem. Neste trabalho foram discutidos os diferentes esquemas de frenagem regenerativa, a dinâmica deles e a eletrônica. Há um veículo elétrico no Laboratório de Veículos Elétricos do campus Gama da Universidade de Brasília; as características da frenagem regenerativa desse veículo foram estudadas por meio de simulações e das leituras vindas do inversor de frequência WEG CFW-11. Ao final do trabalho foi descoberta a melhor maneira de operar o veículo no sentido de maximizar a frenagem regenerativa; essa maneira ideal apresentou dependência da marcha do veículo e do tempo de desaceleração.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordVeículos elétricospt_BR
dc.subject.keywordFreios automotivospt_BR
dc.subject.keywordDinâmica veicularpt_BR
dc.subject.keywordMotores elétricospt_BR
dc.subject.keywordInversor de frequenciapt_BR
dc.titleCaracterização de frenagem regenerativa de veículo elétrico com motor de indução considerando marcha e tempo de desaceleraçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-06-29T03:37:08Z-
dc.date.available2021-06-29T03:37:08Z-
dc.date.submitted2017-07-05-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27861-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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