Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2786
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RenataFalcaoCastro.pdf531,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A liderança no centro de serviços operacionais (CSO) Risco União e sua influência na qualidade de vida no trabalho
Autor(es): Castro, Renata Falcão
Orientador(es): Depieri, Magdalena Anunciatto
Assunto: Qualidade de vida no trabalho
Administração
Liderança
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 6-Fev-2012
Referência: CASTRO, Renata Falcão. A liderança no centro de serviços operacionais (CSO) Risco União e sua influência na qualidade de vida no trabalho. 2011. 57 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: As transformações ocorridas na esfera social, política, econômica e cultural das últimas décadas têm influenciado as perspectivas das pessoas com relação ao trabalho, ocasionando mudanças significativas no âmbito organizacional e na política de gestão de pessoas. Nesse contexto, a Qualidade de Vida e a Liderança têm sido vistas como componentes essenciais das estratégias daquelas organizações interessadas em perpetuar seus negócios. O objetivo deste estudo foi analisar, através de abordagem quantitativa, a relação entre a Liderança e a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) dos colaboradores do Centro de Serviços Operacionais (CSO) Risco União de um Banco localizado em Brasília, Distrito Federal. A amostragem consistiu de 31 funcionários de uma população de 44 e os dados foram coletados por meio da aplicação de questionários estruturados a respeito de QVT e Liderança. Para a análise estatística dos dados foram utilizadas técnicas univariadas, onde cada variável é estudada isoladamente e de forma descritiva (média, moda, desvio-padrão) e bivariada, onde ocorre o cruzamento das variáveis. Tais resultados possibilitaram diagnosticar o nível de Liderança e a percepção dos colaboradores a respeito da Qualidade de Vida na instituição pesquisada, bem como as correlações entre essas variáveis, atingindo, assim, o objetivo proposto.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2786
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons