Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27851
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_CarolineRibeiro_GracianeResende_tcc.pdf1,25 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto de Engenharia Química
Autor(es): Ribeiro, Caroline Cibin
Resende, Graciane
Orientador(es): Linares León, José Joaquín
Assunto: Calor - transmissão
Destilação
Bombas de calor
Data de apresentação: Dez-2020
Data de publicação: 28-Jun-2021
Referência: RIBEIRO, Caroline Cibin; RESENDE, Graciane. Projeto de Engenharia Química. 2020. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Arthur Little estabeleceu em 1915 “Operações Unitárias” como etapas sequenciais numa linha de produção industrial. Essas etapas podem incluir transferência de massa, transferência de calor, transporte de líquidos, condensação, moagem, secagem, destilação, filtração, entre outros (FOUST, 1982). O trabalho foi dividido em três projetos, nos quais destacam-se operações unitárias relevantes para um processo industrial. No primeiro projeto é desenvolvido um trocador de calor para o Processo Clauss. O trocador de calor é baseado na transferência de calor entre duas correntes materiais que se encontram em diferentes temperaturas, sem que haja mistura entre elas. Os trocadores de calor possuem várias aplicações, desde sistemas de aquecimento e ar-condicionado domésticos a processos químicos (CENGEL, 2009). O segundo projeto é de uma bomba centrífuga que garante o refluxo do destilado a uma coluna de destilação. A bomba é um dispositivo mecânico projetado para transferir um fluido de um local para o outro através de um tubo, e o mecanismo utilizado é o de transformação da energia cinética em energia de pressão (CARVALHO, 2019). Elas são encontradas desde em itens de domicílio até em indústrias química, petroquímica e de petróleo, abastecimento de água e sistemas de drenagem. Além disso, é possível descobrir vários dispositivos com particularidade e aplicabilidade. Outro ramo da Engenharia Química é o de instrumentação e controle, que destaca o monitoramento das operações unitárias estudadas. No último projeto é feita a instrumentação e controle de uma coluna de destilação composta por torre, condensador, vaso pulmão, bomba e refervedor. A instrumentação e o controle industrial, quando utilizados de forma planejada, detalha e correta, resulta na redução de gastos, aumento da produtividade e principalmente, mantém a segurança da produção e da planta química.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.