Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27826
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LuisFilipeCamposCardoso_tcc.pdf1,74 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Proposta de aplicação web para análise de dados abertos usando um banco de dados orientado a grafos
Autor(es): Cardoso, Luis Filipe Campos
Orientador(es): Amvame-Nze, Georges
Assunto: Ontologia
Banco de dados
Software - desenvolvimento
Teoria dos grafos
Data de apresentação: Jul-2017
Data de publicação: 25-Jun-2021
Referência: CARDOSO, Luis Filipe Campos. Proposta de aplicação web para análise de dados abertos usando um banco de dados orientado a grafos. 2017. xiii, 42 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Redes de Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de uma aplicação Web cliente, a Ana Lisa, para inserir e visualizar dados em um formato de grafo. Seu principal objetivo é trazer um modo de interpretar os dados de forma mais clara, a fim de criar relações entre as entidades executando um processo de investigação para o melhoramento do entendimento dos dados. Esse software permite, a partir de um arquivo CSV (como uma forma de estruturar os dados de entrada), inserir as entidades em um banco de dados orientado a grafos e criar os relacionamentos entre elas, utilizando a ontologia como uma maneira de se estabelecer a semântica do que se está sendo visualizado. Para saber qual seria o banco de dados orientado a grafo escolhido no trabalho, foi feita uma comparação entre o Neo4j e o OrientDB, onde se estabeleceu suas vantagens e suas características para guiar a opção de qual SGBD usar. No seu desenvolvimento, utilizou-se bibliotecas baseadas em JavaScript e CSS de visualização, de construção de interface e de transformação de dados. Por fim, a Usabilidade foi empregada na implantação do software para garantir uma experiência do usuário adequada aos objetivos da Ana Lisa.
Abstract: The present work shows the development of a client-side Web application to upload and visualize data in a graph format. The name of the software is Ana Lisa. Its main purpose is to provide a way of interpreting data more clearly to create relationships between the input entities performing a process of research to improve the data understanding. This software allows, from a CSV file (as a way of structuring the input data), to insert entities in a graph database and create the relationships between them, using ontology concepts to establish the Semantics of what is being visualized. To choose a graph database that best fits this job, a comparison was made between Neo4j and OrientDB, to determine their advantages and their characteristics. In its development, this work used libraries based on JavaScript and CSS for visualization, interface construction and data transformation. Finally, Usability played an important role in the software development process to ensure a user experience appropriate to Ana Lisa's goals.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Redes de Comunicação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.