Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2782
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LucianoJorgeGarciaPepe.pdf2,45 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Transparência fiscal eletrônica da gestão pública municipal no estado do Rio de Janeiro
Autor(es): Pepe, Luciano Jorge Garcia
Orientador(es): Teixeira, Tiago Conde
Assunto: Administração pública
Governo eletrônico
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 6-Fev-2012
Referência: PEPE, Luciano Jorge Garcia. Transparência fiscal eletrônica da gestão pública municipal no estado do Rio de Janeiro. 2011. 162 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo descrever a transparência fiscal eletrônica da gestão pública municipal no Estado do Rio de Janeiro. Para tanto, foram realizadas a verificação da divulgação na Internet dos instrumentos de transparência previstos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, a quantificação dos níveis de transparência e a análise da associação destas variáveis com os indicadores socioeconômicos dos municípios fluminenses. O estudo incluiu uma pesquisa bibliográfica para entendimento do processo de desenvolvimento dos modelos e tendências da gestão pública, das tecnologias de informação e de comunicação na interação entre governo e sociedade e da responsabilidade fiscal nos governos de todas as esferas no Brasil. Os procedimentos de coleta de dados envolveram o uso de um protocolo de observação aplicado durante o acesso aos sítios eletrônicos para identificar os instrumentos e estabelecer um ranking de todas as prefeituras municipais do estado quanto à transparência fiscal eletrônica. O tratamento dos dados coletados e dos indicadores obtidos foi realizado com o uso de métodos estatísticos, incluindo testes não paramétricos com o coeficiente de contingência de Pearson e com o coeficiente de correlação de Spearman. Os resultados mostraram que poucas prefeituras municipais divulgaram os instrumentos e que suas pontuações quanto aos níveis de transparência foram muito baixas. Mostraram também que as associações com indicadores são significativas e que, em muitos municípios que possuíam condições socioeconômicas bastante satisfatórias, as prefeituras não se preocuparam com a transparência fiscal eletrônica em sua gestão.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2782
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons