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dc.contributor.advisorAmvame-Nze, Georges-
dc.contributor.authorRosa, Lucas Willian de Oliveira-
dc.identifier.citationROSA, Lucas Willian de Oliveira. Aplicativo mobile de parametrização e precificação de reparos de buracos viários no DF. 2017. 98 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Redes de Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2017.pt_BR
dc.description.abstractUm problema recorrente em todo o território nacional consiste no desenvolvimento, por parte dos órgãos públicos, de vias de baixa qualidade que consequentemente dão origem a buracos. Nos últimos 10 anos a frota de veículos presentes no Brasil praticamente dobrou [1], apontando para a necessidade de manutenção regular da pavimentação das pistas. No geral, os buracos trazem prejuízos significativos aos usuários das vias públicas, podendo até mesmo causar acidentes graves. Um segundo fator em análise é a falta de transparência quanto ao custo associado às operações de tapa-buracos, de sorte que poucas pessoas têm consciência do dispêndio de recursos no processo de repavimentação de uma fissura. Diante disso, faz-se necessário a utilização de técnicas que identifiquem os buracos e possam também estimar o custo aproximado de suas tapagens. Este trabalho foi realizado com o objetivo de criar um aplicativo Android capaz de mapear e estimar o preço associado a um buraco no processo de tapação. A ideia básica é prover uma plataforma capaz de interagir de uma maneira intuitiva com o utilizador de forma a coletar dados que possam ser compartilhados com todos os usuários para construir uma base de dados consolidada. Para estimar o custo de um buraco, será proposto um algoritmo de processamento de imagem, baseado no modelo consagrado de câmera pinhole, a fim de obter as suas dimensões, para usá-las como base para determinação dos preços dos elementos necessários em sua reparação. As informações das coletas, por sua vez, serão divulgadas aos usuários por meio de um mapa, possibilitando a sua visualização física, geográfica, bem como o custo básico. Este trabalho apresenta todas as etapas desenvolvidas no processo de implementação da aplicação, abordando os aspectos teóricos utilizados como base e a metodologia de composição do projeto. Os resultados foram obtidos por meio de uma repetição de testes, realizada três vezes, calculando-se o erro quadrático médio, o qual apresentou-se como sendo igual a 0,001167. Esse valor é consideravelmente baixo, demonstrando a efetividade da solução. Como trabalhos futuros, deseja-se aumentar a automatização da detecção de buracos, e integrar essa solução com métodos estatísticos de acompanhamento, e ainda associá-la a um drone para mapeamento.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPavimentos - manutenção e reparospt_BR
dc.subject.keywordAndroid (Recurso eletrônico)pt_BR
dc.subject.keywordProcessamento de imagens - técnicas digitaispt_BR
dc.subject.keywordAplicativospt_BR
dc.subject.keywordSoftware - desenvolvimentopt_BR
dc.titleAplicativo mobile de parametrização e precificação de reparos de buracos viários no DFpt_BR
dc.title.alternativeMobile application for parametrization and pricing of potholes on repair process in DFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-06-25T13:24:00Z-
dc.date.available2021-06-25T13:24:00Z-
dc.date.submitted2017-06-22-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27810-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1A recurring problem in the whole national territory is the development of low quality roads by public agencies, that consequently bring the development of potholes. In the last 10 years, the vehicle fleet in Brazil has practically doubled [1], pointing to the need of regular paving maintenance. In general, the potholes cause significant damages to the users of the public roads, and can even cause serious accidents. A second factor under analysis is the lack of transparency regarding the cost associated with the operations of the pothole-cover, considering that few people are aware of the expense of resources in the process of resurfacing a fissure. In view of this, it is necessary to use techniques that identify the holes and can also estimate the approximate cost of their coverage. This work was carried out with the objective of creating an Android application capable of mapping and estimating the price associated with a pothole in the capping process. The basic idea is to provide a platform capable of interacting intuitively with the user in order to collect data that can be shared with all users to build a consolidated database. To estimate the cost of a hole, an image processing algorithm based on the pinhole camera model will be proposed, in order to obtain its dimensions and use them as a basis for determining the prices of the necessary elements in their repair. The collected information, in turn, will be disseminated to the users through a map, allowing their physical and geographic visualization, as well as their basic cost. This paper present all the steps developed in the implementation process of the application, addressing the theoretical aspects used as basis and the methodology of composition of the project. The results were obtained by means of a repetition of tests performed three times, calculating the mean square error, which was presented as 0.001167. This value is considerably low, demonstrating the effectiveness of the solution. As future work, we want to increase the automation of pothole detection, and integrate this solution with statistical tracking methods, and also associate it with a drone for mapping.pt_BR
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