Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Amvame-Nze, Georges | - |
dc.contributor.author | Rosa, Lucas Willian de Oliveira | - |
dc.identifier.citation | ROSA, Lucas Willian de Oliveira. Aplicativo mobile de parametrização e precificação de reparos de buracos viários no DF. 2017. 98 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Redes de Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Um problema recorrente em todo o território nacional consiste no desenvolvimento, por
parte dos órgãos públicos, de vias de baixa qualidade que consequentemente dão origem a
buracos. Nos últimos 10 anos a frota de veículos presentes no Brasil praticamente dobrou [1],
apontando para a necessidade de manutenção regular da pavimentação das pistas. No geral, os
buracos trazem prejuízos significativos aos usuários das vias públicas, podendo até mesmo causar
acidentes graves. Um segundo fator em análise é a falta de transparência quanto ao custo
associado às operações de tapa-buracos, de sorte que poucas pessoas têm consciência do
dispêndio de recursos no processo de repavimentação de uma fissura. Diante disso, faz-se
necessário a utilização de técnicas que identifiquem os buracos e possam também estimar o custo
aproximado de suas tapagens.
Este trabalho foi realizado com o objetivo de criar um aplicativo Android capaz de mapear
e estimar o preço associado a um buraco no processo de tapação. A ideia básica é prover uma
plataforma capaz de interagir de uma maneira intuitiva com o utilizador de forma a coletar dados
que possam ser compartilhados com todos os usuários para construir uma base de dados
consolidada.
Para estimar o custo de um buraco, será proposto um algoritmo de processamento de
imagem, baseado no modelo consagrado de câmera pinhole, a fim de obter as suas dimensões,
para usá-las como base para determinação dos preços dos elementos necessários em sua
reparação. As informações das coletas, por sua vez, serão divulgadas aos usuários por meio de um
mapa, possibilitando a sua visualização física, geográfica, bem como o custo básico.
Este trabalho apresenta todas as etapas desenvolvidas no processo de implementação da
aplicação, abordando os aspectos teóricos utilizados como base e a metodologia de composição do
projeto. Os resultados foram obtidos por meio de uma repetição de testes, realizada três vezes,
calculando-se o erro quadrático médio, o qual apresentou-se como sendo igual a 0,001167. Esse
valor é consideravelmente baixo, demonstrando a efetividade da solução.
Como trabalhos futuros, deseja-se aumentar a automatização da detecção de buracos, e
integrar essa solução com métodos estatísticos de acompanhamento, e ainda associá-la a um drone
para mapeamento. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pavimentos - manutenção e reparos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Android (Recurso eletrônico) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processamento de imagens - técnicas digitais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aplicativos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Software - desenvolvimento | pt_BR |
dc.title | Aplicativo mobile de parametrização e precificação de reparos de buracos viários no DF | pt_BR |
dc.title.alternative | Mobile application for parametrization and pricing of potholes on repair process in DF | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-25T13:24:00Z | - |
dc.date.available | 2021-06-25T13:24:00Z | - |
dc.date.submitted | 2017-06-22 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/27810 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | A recurring problem in the whole national territory is the development of low quality roads
by public agencies, that consequently bring the development of potholes. In the last 10 years, the
vehicle fleet in Brazil has practically doubled [1], pointing to the need of regular paving
maintenance. In general, the potholes cause significant damages to the users of the public roads,
and can even cause serious accidents. A second factor under analysis is the lack of transparency
regarding the cost associated with the operations of the pothole-cover, considering that few people
are aware of the expense of resources in the process of resurfacing a fissure. In view of this, it is
necessary to use techniques that identify the holes and can also estimate the approximate cost of
their coverage.
This work was carried out with the objective of creating an Android application capable of
mapping and estimating the price associated with a pothole in the capping process. The basic idea
is to provide a platform capable of interacting intuitively with the user in order to collect data that
can be shared with all users to build a consolidated database.
To estimate the cost of a hole, an image processing algorithm based on the pinhole camera
model will be proposed, in order to obtain its dimensions and use them as a basis for determining
the prices of the necessary elements in their repair. The collected information, in turn, will be
disseminated to the users through a map, allowing their physical and geographic visualization, as
well as their basic cost.
This paper present all the steps developed in the implementation process of the application,
addressing the theoretical aspects used as basis and the methodology of composition of the project.
The results were obtained by means of a repetition of tests performed three times, calculating the
mean square error, which was presented as 0.001167. This value is considerably low, demonstrating
the effectiveness of the solution.
As future work, we want to increase the automation of pothole detection, and integrate this
solution with statistical tracking methods, and also associate it with a drone for mapping. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Redes de Comunicação
|