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Título: Percepções de estudantes de Administração sobre a temática de qualidade de vida no trabalho
Autor(es): Rosa, Adriel da Silva
Orientador(es): Paschoal, Tatiane
Assunto: Administradores - formação
Qualidade de vida no trabalho
Estudantes universitários
Data de apresentação: 24-Jun-2015
Data de publicação: 21-Jun-2021
Referência: ROSA, Adriel da Silva. Percepções de estudantes de Administração sobre a temática de qualidade de vida no trabalho. 2015. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A contemporaneidade, relevância e complexidade do tema Qualidade de Vida do Trabalho (QVT) instigam a pesquisa sobre modelos teóricos, conceitos e práticas nas organizações. Embora os campos teórico e aplicado da QVT tenham uma grande variedade de propostas, a importância do papel do gestor nas práticas adotadas nas organizações é ponto consensual. O objetivo deste trabalho consistiu em descrever a percepção dos estudantes calouros e formandos do curso de administração da Universidade de Brasília quanto à temática de Qualidade de Vida no Trabalho. As informações foram coletadas por meio de um questionário aberto composto por questões que abordaram aspectos fundamentais a respeito do tema em comento. Ao todo 151 questionários foram respondidos. Nas verbalizações dos estudantes calouros acerca do que é QVT, os núcleos mais recorrentes foram: “Satisfação e Bem-Estar” e “Ambiente e condições de Trabalho”. Já entre os formandos as classes foram: “Ambiente de trabalho” e “Bem-Estar”. Quanto às responsabilidades dos gestores na condução das políticas de QVT, nas falas dos alunos calouros estavam presentes, com maior frequência, as classes temáticas: “Cuidar das práticas de QVT” e “Relacionamento com funcionários”; e para os formandos, as classes: “Pensar e garantir ações de QVT” e “Conhecer necessidades dos funcionários e das organizações”. Ademais, notou-se, também nos discursos, aspectos relacionados às práticas hegemônicas e/ou majoritárias, comumente desenvolvidas em organizações públicas e privadas no Brasil e outras visões que abordam aspectos do contexto as quais podem ser fontes de Bem-Estar e Mal-Estar no trabalho.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.
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