Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27770
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_IngredDiasLeite_tcc.pdf620,97 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A insegurança alimentar em uma região administrativa do Distrito Federal em meio a pandemia, estratégias para reduzi-la : um relato de experiência
Autor(es): Leite, Ingred Dias
Orientador(es): Rodrigues, Viviane Belini
Assunto: Pandemia
Relato de experiência
Vulnerabilidade social
Segurança alimentar
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 18-Jun-2021
Referência: LEITE, Ingred Leite. A insegurança alimentar em uma região administrativa do Distrito Federal em meio a pandemia, estratégias para reduzi-la: um relato de experiência. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Atenção Básica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Objetivo: Relatar uma ação emergencial durante um momento pandêmico demonstrando a Insegurança Alimentar e Nutricional do território. Método: Trata-se de um relato de experiência, em que descreve, através da perspectiva de uma nutricionista residente do programa multiprofissional em Atenção Básica (AB) do Hospital Universitário de Brasília, uma ação pontual, coordenada pelo NASF-AB, em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da Região Leste do Distrito Federal. Desenvolvimento: Foi realizado um mapeamento dos usuários mais vulneráveis utilizando como inspiração a Escala de Risco Familiar Coelho - Savassi (ERF-CS). As famílias foram contactadas através de telefone e Visitas Domiciliares (VD) e através dessa identificação, uma lista de alimentos foi pensada para compor 24 cestas, levando em consideração a cultura alimentar da população brasileira, a distribuição de macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídeos) e fibras e o preço, de forma ser mais acessível. Considerações finais: Apesar de uma ação pontual teve um processo envolvendo o diagnóstico, planejamento, a execução o qual foi investido tempo, energia de todos os profissionais e residentes do NASF-AB. O mapeamento serviu para identificação e possível acompanhamento das famílias do território as quais mais precisavam de acompanhamento pela equipe e NASF-AB, por terem outras demandas de saúde. Foi possível perceber o aumento da desigualdade o quão são falhas as políticas públicas, o que mostra de forma desproporcional a Insegurança Alimentar e Nutricional.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Residência Multiprofissional HUB/UnB, Curso de Especialização em Atenção Básica – Nutrição, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Atenção Básica - Nutrição



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.