Título: | Fantasmagorias de um museu pedagógico : o Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais do Inep (1938-1959) |
Autor(es): | Miranda, Mayara Dias |
Orientador(es): | Gomes, Ana Lúcia de Abreu |
Assunto: | Museus - aspectos educacionais Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) Museus - Brasília (DF) Educação |
Data de apresentação: | 19-Nov-2020 |
Data de publicação: | 18-Jun-2021 |
Referência: | MIRANDA, Mayara Dias. Fantasmagorias de um museu pedagógico: o Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais do Inep (1938-1959). 2020. 87 f., il Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo mapear a concepção do museu pedagógico do Inep
por meio dos documentos arquivísticos e da legislação para compreender de que
forma esse museu poderia contribuir para a educação brasileira. Para traçar a análise
das ideias que povoaram as concepções desse museu também utilizamos o conceito
de imaginação museal cunhado por Mário Chagas que é a capacidade dos sujeitos
de articularem no espaço e no tempo a narrativa das coisas, ou seja, o pensamento
museológico de determinados atores. Chegamos aos nomes de Lourenço Filho, Guy
de Hollanda, Anísio Teixeira, Gilberto Freyre e Darcy Ribeiro, como agentes
diretamente envolvidos na aura desse museu. Diversos outros nomes compuseram
essa imaginação do museu: são os funcionários do Inep e os demais representantes
dos Manifestos pela educação. Contudo, esses colaboradores foram sintetizados na
figura dos cinco pensadores citados acima. Lourenço Filho também envolvido com a
educação de longa data foi o primeiro diretor do Inep; Guy de Hollanda era professor
de História e Conservador de Museus e técnico de educação no Inep; Anísio Teixeira
foi a face da Escola Nova brasileira tendo contribuindo com medidas inovadoras na
educação do país; Gilberto Freyre sociólogo, político, escritor, idealizador do Museu
do Homem do Nordeste. Darcy Ribeiro, antropólogo, escritor, político, idealizador do
Museu do índio. Esses atores tinham a matéria educativa como pano de fundo de sua
atuação profissional e museus como instituições ligadas a educação acabam por se
vincular e contribuir inexoravelmente para essa pedagogia. A imaginação museal
deste museu que não se realizou poderia ser a fagulha para a valorização da
educação brasileira. No entanto, identificamos que embora esse museu não tenha
sido realizado por completo, parte dessa imaginação foi materializada em um órgão
do Inep: o Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE). |
Abstract: | This research aims to map the conception of Inep's pedagogical museum through
archival documents and legislation to understand how this museum could contribute
to Brazilian education. To trace the analysis of the ideas that populated the
conceptions of this museum, we also used the concept of museal imagination
developed by Mário Chagas, which is the individual's ability to articulate the narrative
of things in space and time, in other words, the museological thinking of certain
characters. We reached the names of Lourenço Filho, Guy de Hollanda, Anísio
Teixeira, Gilberto Freyre and Darcy Ribeiro, as agents directly involved in the aura of
this museum. Several other names helped to made up this museum's imagination:
they are the employees of Inep and the other representatives of the Manifests for
education. However, these collaborators were summarized in the figure of the five
thinkers mentioned above. Lourenço Filho, also involved in long-term education, was
the first director of Inep; Guy de Hollanda was professor of history, museum
conservator and education technician at Inep; Anísio Teixeira was the face of the
Brazilian New School having contributed with innovative measures in the country's
education; Gilberto Freyre sociologist, politician, writer, creator of the Museu do
Homem do Nordeste. Darcy Ribeiro, anthropologist, writer, politician, creator of the
Museum of the Indian. These actors had the educational subject as a backdrop for
their professional performance and museums as institutions linked to education end
up linking and contributing inexorably to this pedagogy. The museal imagination of this
museum that didn’t existed could be the spark for the valorization of Brazilian
education. However, we found that although this museum was not fully realized, part
of that imagination was materialized in an organ of Inep: the Brazilian Center for
Educational Research (CBPE). |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Informação, 2020. |
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