Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27751
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_GabrielFilipeDaSilva_tcc.pdf549,02 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Correlação linear entre caracteres agronômicos de tomate submetido a diferentes adubações e sistemas de condução
Autor(es): Silva, Gabriel Filipe da
Orientador(es): Vilela, Michelle Souza
Assunto: Cultivos agrícolas
Tomate - cultivo
Hortaliças - cultivo
Adubos e fertilizantes
Produtividade agrícola
Colheita (Agricultura)
Data de apresentação: 12-Dez-2019
Data de publicação: 15-Jun-2021
Referência: SILVA, Gabriel Filipe da. Correlação linear entre caracteres agronômicos de tomate submetido a diferentes adubações e sistemas de condução. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A cultura do tomate, hortaliça importante no Brasil, apresenta custos elevados com insumos e mão de obra. Dessa forma, entendendo que as características agronômicas são indicativas para demonstrar melhores técnicas de cultivo em campos produtivos de tomate, o presente trabalho teve como objetivo verificar as relações entre características agronômicas mensuradas em plantas cultivadas com diferentes doses de adubações e quatro sistemas de condução. O campo experimental foi instalado na região do Distrito Federal. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso, com 3 repetições e 10 covas por parcela, em esquema fatorial simples (4 x 4), que consistiam em 4 doses de adubação e 4 sistemas de condução envolvendo número de plantas por cova e número de hastes por planta. Foram mensuradas as características de número de frutos em 12 colheitas (NFC), número de frutos por hectare (NFH), produtividade estimada por hectare (PT), massa média de frutos em grama (MMF), número de frutos por planta (NFP), número de frutos por cova (NFC), produção total por planta em quilogramas (PTP), produção total por cova em quilograma (PTC), dimensão longitudinal dos frutos (diâmetro) (DL), dimensão transversal dos frutos (altura) (DT). Foram verificadas correlações positivas e significativas entre parâmetros agronômicos considerando tipos de condução, como número de frutos e produtividade, número de frutos e massa de frutos. A produtividade mostrou correlação positiva com o número de frutos nas doses de adubação. A partir dos resultados foi possível entender que a relação de diâmetro e massa de frutos é importante para o produtor, sendo possível realizar uma aproximação de classificação sem realizar a pesagem dos mesmos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Agronomia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.