Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27742
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_WellingtonLucasGrocheveski_tcc.pdf1,66 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Extrato aquoso de vermicomposto associado a aplicação de microrganismos eficazes no crescimento de mudas de alface
Autor(es): Grocheveski, Wellington Lucas
Orientador(es): Paula, Alessandra Monteiro de
Assunto: Alface - cultivo
Vermicompostagem
Fertilizantes orgânicos
Data de apresentação: Dez-2020
Data de publicação: 14-Jun-2021
Referência: GROCHEVESKI, Wellington Lucas. Extrato aquoso de vermicomposto associado a aplicação de microrganismos eficazes no crescimento de mudas de alface. 2020. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A vermicompostagem é um processo de decomposição da matéria orgânica que utiliza da ação de minhocas para otimizar o processo natural de reciclagem da matéria orgânica. Enriquecido pela atividade metabólica das minhocas, o vermicomposto obtido caracteriza-se como adubo orgânico para uso diretamente em cultivos, bem como para a produção de extratos aquosos, contendo matéria orgânica solúvel, sais minerais e microrganismos promotores de crescimento das plantas. Os microrganismos eficazes (EM) são um conjunto de microrganismos capturados em áreas naturais intocadas ou pouco exploradas pelo homem que, através de seus metabolismos no solo, são capazes de oferecer às plantas substâncias benéficas que influenciam no seu desenvolvimento, além de agirem como controle natural para fitopatógenos dos solos. Adicionalmente, o presente trabalho teve por objetivo, avaliar o efeito de diferentes doses de extrato aquoso de vermicomposto no crescimento de plantas de alface, juntamente com a aplicação de EM no substrato. A aplicação de EM nas mudas de alface promoveu efeito adverso no comprimento da parte aérea, comprimento de raízes, relação comprimento parte aérea/raiz, peso fresco parte aérea, peso fresco raízes, peso fresco total e massa seca de raízes. A aplicação de doses de extrato de vermicomposto (EVC) no tratamento de sementes de alface promoveu efeito significativo na massa seca de raízes. Houve efeitos negativos relacionados às doses de EVC com EM sobre o desempenho das mudas de alface.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.