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dc.contributor.advisorRoque-Specht, Vânia Ferreira-
dc.contributor.authorSilva, Giovana Ferreira da-
dc.identifier.citationSILVA, Giovana Ferreira da. Conhecer o perfil dos agentes responsáveis pela produção e comercialização da moringa oleífera do Brasil. 2020. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2020.pt_BR
dc.description.abstractOriginária da Índia e atualmente disseminada nas zonas geográficas tropical e subtropical, a Moringa Oleífera Lamarck - M. Oleifera foi introduzida no Brasil em 1950 primeiramente no Estado do Maranhão, por iniciativa do Eng. Agrônomo e Pesquisador Warwick Estevam Kerr, como planta ornamental, expandindo-se a seguir pelos estados de Piauí e Ceará, hoje encontra-se disseminada em diferentes estados. O objetivo deste trabalho é analisar o perfil dos envolvidos com a Moringa Oleífera no Brasil e através da literatura existente conhecer este segmento agrícola, para eventualmente, sugerir ações que promovam seu crescimento. Utilizou-se para coleta dos dados a técnica de pesquisa mediante o preenchimento de questionários. Os questionários contendo perguntas abertas e fechadas, foram enviados por e-mail à Moringa do Brasil - Associação brasileira de produtores, industriais, comerciantes e pesquisadores de moringa. O preenchimento online (Google Forms) foi feito por 107 (100%) associados, dos quais apenas 13 (12,26%) se disseram cultivadores, ao responderem o quesito ‘Status dos entrevistados’. Quanto à escolaridade 104 (97,3%) declararam ter de ensino médio completo até pós-doutorado; 69 (64,81 %) possuem ensino superior completo; duas pessoas (1,87 %) possuem pós-doutorado, certamente são os pesquisadores. A maioria dos participantes possuíam renda de 1 a 4 salários mínimos (42,99 %) e de 4 a 19) salários mínimos (42,05 %). A revisão bibliográfica permitiu tomar conhecimento do potencial da moringa e seus derivados, bem como das qualidades da planta nos seus usos diários e contínuos. Conclui-se o mercado para produtores e consumidores de moringa oleífera representa um enorme potencial a ser explorado, devido aos benefícios e facilidade de cultivo, podendo incrementar a renda, melhorando a qualidade de vida das pessoas.pt_BR
dc.formatMonografia de Graduaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPlantas oleaginosaspt_BR
dc.subject.keywordCultivos agrícolaspt_BR
dc.titleConhecer o perfil dos agentes responsáveis pela produção e comercialização da moringa oleífera do Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-06-14T14:23:44Z-
dc.date.available2021-06-14T14:23:44Z-
dc.date.submitted2020-02-17-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27729-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoSousa, Rosa Maria de Deus-
dc.description.abstract1Originally from India and currently widespread in the tropical and subtropical geographic areas, Moringa Oleífera Lamarck - M. Oleifera was introduced in Brazil in 1950 first in the State of Maranhão, at the initiative of Eng. Agronomist and Researcher Warwick Estevam Kerr, as an ornamental plant, expanding next to the states of Piauí and Ceará, today it is spread in different states. This work aimed to analyze the profile of those involved with Moringa Oleífera in Brazil and through the existing literature to know this agricultural segment, to eventually suggest actions that promote its growth. The research technique was used to collect data by filling in questionnaires. Questionnaires containing subjective and objective questions were sent by email to Moringa do Brasil - Brazilian Association of Moringa Producers, Industrialists, Traders and Researchers. Online filling (Google Forms) was done by 107 (100%) associates, of which only 13 (12.26%) said they were cultivators, when answering the question 'Status of respondents'. As for education, 104 (97.3%) reported having completed high school until postdoctoral; 69 (64.81%) have completed higher education; two people (1.87%) have postdoctoral degrees, they are certainly researchers. Most participants had an income of 1 to 4 minimum wages (42.99%) and 4 to 19) minimum wages (42.05%). The bibliographic review made it possible to learn about the potential of moringa and its derivatives, as well as the qualities of the plant in its daily and continuous uses. It is concluded the market for producers and consumers of oil moringa represents a huge potential to be explored, due to the benefits and ease of cultivation, which can increase income, improving people’s quality of life.pt_BR
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