Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27724
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LuanaCostaTavares_tcc.pdf3,59 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da qualidade dos dados coletados pela estação agrometeorológica automática da Fazenda Água Limpa
Autor(es): Tavares, Luana Costa
Orientador(es): Maggiotto, Selma Regina
Assunto: Climatologia agrícola
Meteorologia agrícola
Banco de dados
Data de apresentação: 29-Nov-2018
Data de publicação: 14-Jun-2021
Referência: TAVARES, Luana Costa. Avaliação da qualidade dos dados coletados pela estação agrometeorológica automática da Fazenda Água Limpa. 2018. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: As estações meteorológicas são uma importante ferramenta de monitoramento climático, mas é necessário estar atento à qualidade dos dados coletados e a possíveis erros e falhas na coleta de dados, que interferem na qualidade final do banco de dados climáticos do local. O objetivo desse trabalho foi verificar a qualidade do banco de dados climáticos da estação Agrometeorológica pertencente à FAV/UnB no período de abril de 2000 a abril de 2018, elaborando a análise no software R. A primeira etapa consistiu na análise exploratória dos dados diários, com o auxílio de gráficos, e a segunda etapa foi a análise da qualidade dos dados pela aplicação dos testes de limite (range) e de degrau (step) em dados horários. Os testes atribuem valores de sinalização aos dados (flags), indicando-os como aprovado (flag = 0), reprovado (flag = 3) e ausente (flag = 7). Com os gráficos, foi possível verificar a flutuação diária das variáveis, e observar os períodos com falhas na coleta de dados. Nos testes de qualidade foram observados dados horários reprovados (flag = 3), indicando problemas com os equipamentos, e a ausência de dados em alguns períodos (flag = 7), explicitando os períodos em que a estação apresentou problemas com o coletor de dados ou com o fornecimento de energia. As análises utilizando programação no software R apresentou-se como uma boa alternativa para verificar a qualidade dos dados.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.