Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Fernandez, Michelle Vieira | - |
dc.contributor.author | Alves, Ayeska Emilly Machado | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Ayeska Emilly Machado. A atuação do burocrata de médio escalão na implementação da Política Nacional de Assistência Estudantil na Universidade de Brasília. 2020. 95 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo do presente estudo é analisar a atuação da Burocracia de Médio Escalão (BME) no processo de implementação da Política Nacional de Assistência Estudantil na Universidade de Brasília (UnB). Logo, busca-se compreender, à medida que se relata as características da PNAES na UnB, como ocorre a implementação dessa política e qual é o impacto da atuação do BME nesse processo. A PNAES, instituída pelo Decreto n° 7.234, de 19 de julho de 2010, é uma política de assistência estudantil com o objetivo de melhorar as condições de permanência de jovens em vulnerabilidade na educação superior pública federal. O decreto engloba as áreas de moradia estudantil, alimentação, transporte, atenção à saúde, inclusão digital, cultura, esporte, creche, apoio pedagógico e acesso, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais e altas habilidades. Ainda, a política determina que cada instituição federal escolha como implementar os recursos financeiros destinados de acordo com as necessidades da instituição e o corpo discente. Assim, é esta particularidade da política que possibilita aos implementadores o uso da discricionariedade para implementar que vai motivar a escolha de analisar a atuação do burocrata de médio escalão ao implementar a PNAES. O trabalho é um estudo de caso e a metodologia adotada é a qualitativa de natureza exploratória e descritiva. Utilizamos como marco teórico a literatura sobre implementação de políticas públicas e sobre o papel da Burocracia de Médio Escalão no processo de implementação. Além da revisão bibliográfica e da revisão documental da política, foram realizadas oito (8) entrevistas semiestruturadas com gestores que atuam ou atuaram no serviço. Além disso, foi disponibilizado um questionário online a fim de coletar impressões sobre a forma que a política é gerida. Ao todo foram coletadas 94 respostas voluntárias de discentes com perfil para a política (beneficiários e não-beneficiários por limitações da política. Para a análise foram utilizados a análise documental e a análise de conteúdo da Bardin. Os principais achados da pesquisa indicam que para além da esfera orçamentária e os limites institucionais, dois fatores são cruciais para a autonomia desses gestores, o avanço da política depende muito do perfil de gestão e da empatia que se tem pela política. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Assistência estudantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Burocracia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão universitária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior | pt_BR |
dc.title | A atuação do burocrata de médio escalão na implementação da Política Nacional de Assistência Estudantil na Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-14T12:43:05Z | - |
dc.date.available | 2021-06-14T12:43:05Z | - |
dc.date.submitted | 2020-12-14 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/27716 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The objective of this study is to analyse the performance of the Middle-Class Bureaucracy (BME) in the process of implementing the National Policy for Student Assistance at the University of Brasilia (UnB). Therefore, the author searches for understanding, as she depicts and what is the impact of the BME's action in this process. PNAES – instituted by the Decree 7.234 of July 19th, 2010 – is a student assistance policy for students in vulnerable conditions at undergraduate level in public federal institutions that aims for improving the conditions of permanence of vulnerable youth in federal public higher education. The decree covers the areas of housing, feeding, transportation, healthcare, digital inclusion, culture, sports, children school support, pedagogic support as well as of. access to, participation in and learning process to people with disabilities, global disorders and high skills. In addition, the policy determines that each federal institution is able to choose how to implement the financial resources allocated according to the needs of the institution and the student body. Thus, it is this particularity of the policy that enables implementers to use their discretion to implement that will motivate the choice to analyse the performance of the middle-level bureaucrat when implementing the PNAES. This work also is a case study and, methodologically, it is a qualitative-exploratory natured effort. The analytical framework adopted is public policy implementation on the role of the middle-ranking bureaucracy. Nonetheless, besides the literature review and policy document review, eight (8) semi-structured interviews were conducted with managers working or having worked in the service. In addition, an online questionnaire was made available in order to gather feedback on how the policy is managed. In all, 94 voluntary responses were collected from students with a profile for the policy (beneficiaries and non-beneficiaries because of the policy's limitations). For the analysis, Bardin's document analysis and content analysis were used. The main findings of the survey indicate that beyond the budgetary sphere and institutional constraints, two factors are crucial to the autonomy of these managers, the advancement of the policy depends greatly on the management profile and empathy for the policy. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciência Política - Graduação
|