Título: | Inserção da questão étnico-racial no programa de educação tutorial de serviço social da Universidade de Brasília |
Autor(es): | Marques, Dhébora Caroline |
Orientador(es): | Pereira, Lucélia Luiz |
Assunto: | Serviço social - estudo e ensino Questão racial Formação profissional Universidade de Brasília (UnB) |
Data de apresentação: | 12-Set-2018 |
Data de publicação: | 9-Jun-2021 |
Referência: | MARQUES, Dhébora Caroline. Inserção da questão étnico-racial no programa de educação tutorial de serviço social da Universidade de Brasília. 2018. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso discute a “Inserção da questão étnico-racial
no Programa de Educação Tutorial de Serviço Social da Universidade de Brasília”, a
partir do estudo das Atas das reuniões, Planejamentos anuais e Relatório das
atividades, produzidos de 1996 até 2017. Os procedimentos metodológicos
ocorreram a partir do levantamento documental produzido pelo PET nos últimos 21
anos, bem como pela identificação da temática étnico-racial nas ações de ensino,
pesquisa e extensão constantes nos documentos referidos acima, e articulando a
inserção desse debate com os eixos-temáticos que orientaram as atividades do PET
em cada período. Pela análise de 7 Atas de reunião, 12 Planejamento anuais e 9
Relatórios de atividades do PET/SER, apurou-se que o grupo incluiu a questão
étnico-racial em um total de 14 ações, nos anos de 1999, 2000, 2013, 2016 e 2017,
sendo os dois últimos anos o período no qual houve maior inserção da temática.
Constatou-se que a inclusão da temática étnico-racial nas ações do PET de Serviço
Social da UnB estão à margem das outras temáticas desenvolvidas no Programa,
porém, mesmo com baixa inserção, colaboraram para a formação dos discentes
vinculados ao Programa. |
Abstract: | This undergraduate thesis discusses the "Insertion of the ethnic-racial issue in the
Tutorial Education Program (PET) of the Graduate Program in Social Work in the
University of Brasilia", based on the study of the Meeting Minutes, Annual Plans, and
Activities Reports, produced from 1996 to 2017. The methodological procedures took
place based on the documentary survey produced by the PET in the last 21 years, as
well as the identification of ethnic-racial themes in the teaching, research and
extension actions included in the documents and articulation of the insertion of this
debate with the central themes that guided PET activities in each period. Through the
analysis of 7 meeting minutes, 12 annual planning and 9 PET / SER activity reports,
it was found that the group included the ethnic-racial question in a total of 14 actions,
in the years 1999, 2000, 2013, 2016 and 2017, the last two years being the period in
which the theme was more closely integrated. It was verified that the inclusion of the
ethnic-racial themes in the actions of PET of the Graduate Program in Social Work in
the University of Brasilia are in the margin of the other themes developed in the
Program, but, even with low insertion, they collaborated to the formation of the
students linked with the Program. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2018. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.