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dc.contributor.advisorPereira, Lívia Barbosa-
dc.contributor.authorHomem, Carolina Reis Salgado-
dc.identifier.citationHOMEM, Carolina Reis Salgado. A sensação de segurança no uso do vagão da mulher no metrô do Distrito Federal. 2018. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste presente trabalho tem como objetivo analisar a sensação de segurança das usuárias do metrô durante o uso do Vagão da Mulher. Diante de casos de assédio no interior do metrô, criou-se o Vagão da Mulher no Distrito Federal a fim de proporcionar às usuárias maior segurança na mobilidade urbana durante o uso do transporte. Assim, despertou-se a curiosidade em entender como essas mulheres visualizam essa política pública, quais são suas sensações a respeito da segurança do vagão exclusivo. Também, busca-se identificar quais são os conceitos ligados ao assédio sexual, às formas de implementação da política pública nesse caso e as seguranças subjetiva e objetiva conferidas às usuárias. Esta pesquisa foi realizada durante os meses de setembro e de outubro de 2017 nas estações do metrô do Distrito Federal. Foram feitas 10 entrevistas com as usuárias, sendo que 50% se encontravam fora do vagão e a outra metade estava dentro do vagão da mulher. Por meio da pesquisa qualitativa de estudo de campo, foram feitas entrevistas semiestruturadas, em profundidade, com as seguintes temáticas: utilização, presença de homens dentro do vagão, fiscalização, publicidade e por fim, a perspectiva subjetiva da importância do vagão. Dessa forma, a importância do trabalho está em mostrar o impacto dessa política pública: vagão da mulher na sensação de segurança das usuárias do metrô, frente aos crescentes casos de assédio sexual nos transportes públicos, ressaltando que algumas das mulheres, mesmo com a implementação do vagão da mulher no metrô do Distrito Federal não se sentem protegidas, e outras preferem utilizar qualquer vagão, alegando a desproteção em qualquer espaço onde se encontrem, além dos transportes públicos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAssédio sexualpt_BR
dc.subject.keywordTransporte públicopt_BR
dc.subject.keywordMetrô - Distrito Federal (Brasil)pt_BR
dc.subject.keywordSegurança públicapt_BR
dc.titleA sensação de segurança no uso do vagão da mulher no metrô do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-06-09T13:16:38Z-
dc.date.available2021-06-09T13:16:38Z-
dc.date.submitted2018-02-07-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27677-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This paper aims to analyze the perspective of the users of the subway on the Women's Wagon. From the cases of harassment that were occurring inside the subway and also after the creation of the Woman's Wagon in the Federal District, curiosity was aroused in understanding how these women visualize this public policy, what are their feelings about the exclusive wagon . In this sense, it seeks to identify also the concepts related to sexual harassment, the implementation of public policy, and the subjective and objective security given to the users. This research was carried out during the months of September and October of 2017 in the subway stations of the Federal District. Ten interviews were made with the users of the Federal District metro, of which 5 were intended to address women who were outside the wagon and the other 5 interviews were made with women who were in the woman's wagon. Through the qualitative research, open questions were presented with the following themes: use of the wagon, men inside the wagon, inspection of the wagon, publicity of the wagon and, finally, the subjective perspective of the importance of the wagon. Thus, the importance of this work is to show the impact of this public policy on the safety of subway users in the face of the increasing cases of sexual harassment in public transport, and some of the women, even with the implementation of women's wagon in the subway Federal District do not feel protected, and others prefer to use any wagon justifying desprotection in any space, in addition to public transportation.pt_BR
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