Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2766
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_JedsonJoseGontijo.pdf850,02 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O impacto da adoção de um modelo de relacionamento na governança de TI em uma instituição financeira estatal
Autor(es): Gontijo, Jedson José
Orientador(es): Spezia, Gabriel de Araújo
Assunto: Governança corporativa
Tecnologia da informação
Planejamento estratégico
Bancos
Data de apresentação: 9-Abr-2011
Data de publicação: 3-Fev-2012
Referência: GONTIJO, Jedson José. O impacto da adoção de um modelo de relacionamento na governança de TI em uma instituição financeira estatal. 2011. 53 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A Governança de TI é definida como sendo “uma estrutura de relacionamentos entre processos para direcionar e controlar uma empresa de modo a atingir objetivos corporativos, através da agregação de valor, e risco controlado pelo uso da Tecnologia da Informação (TI) e de seus processos” (ITGI, 2000, p. 3). O objetivo do presente trabalho é analisar o impacto observado a partir da adoção do modelo de relacionamento para o alinhamento estratégico entre a área de negócio e a de tecnologia de uma Instituição Financeira Estatal, isso seguindo aos preceitos da Governança de TI e com base em padrões internacionalmente reconhecidos de governança de TI. O trabalho utilizou o tipo de pesquisa empreendida que pode ser definido como uma pesquisa exploratória, pois visa proporcionar maior proximidade com o problema para então torná-lo explícito. Os resultados obtidos com o estudo realizado mostraram que o modelo de relacionamento desenvolvido pela Instituição Financeira Estatal segue os preceitos da Governança de TI, quando relacionado ao que foi apurado e estudado na literatura. Foi possível identificar que o modelo de relacionamento para o alinhamento estratégico entre a área de negócio e a de tecnologia da organização é um importante instrumento de gestão. Além disso, o resultado ainda mostra que organizações que promovem o alinhamento estratégico, com maior ou menor intensidade, tendem a obter melhores resultados e maiores condições de alcançarem seus objetivos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons