Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27648
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RaphaelHenriqueLimaDosSantos_tcc.pdf766 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Levantamento de dados sobre a ocorrência de cercosporiose na cultura do manjericão na região do Distrito Federal
Autor(es): Santos, Raphael Henrique Lima dos
Orientador(es): Vilela, Michelle Souza
Assunto: Plantas medicinais
Plantas - doenças e pragas
Manjericão - cultivo
Cultivos agrícolas
Plantas aromáticas
Fungos fitopatogênicos
Data de apresentação: 13-Dez-2019
Data de publicação: 8-Jun-2021
Referência: SANTOS, Raphael Henrique Lima dos. Levantamento de dados sobre a ocorrência de cercosporiose na cultura do manjericão na região do Distrito Federal. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O uso de plantas medicinais, aromáticas e condimentares cresce em todo o mundo. O manjericão tem destaque devido ao valor agregado nos óleos essenciais. Com aumento na produção dessa cultura, aumenta-se também os problemas fitossanitários, que incluem problemas com pragas e doenças, como a cercosporiose. Dessa forma, o objetivo geral desse trabalho foi fornecer informações sobre a ocorrência de cercosporiose nos campos de produção de manjericão na região do Distrito Federal. Para isso, foram realizadas visitas em doze propriedades rurais do Distrito Federal, em dez regiões administrativas. No momento da visita, realizou-se perguntas aos produtores com uma abordagem informal, como forma a levantar informações do produtor, com maior ênfase na questão da incidência da cercosporiose nos campos produtivos. Observou-se com a pesquisa desenvolvida que noventa e um por cento dos campos visitados apresentavam sintomas da doença. Concluiu-se que a falta de hábito do produtor em conduzir a cultura de manjericão adequadamente, pode ser favorável ao desenvolvimento do patógeno. O trabalho aponta para uma necessidade do desenvolvimento de pesquisas para identificarem a severidade da doença e melhores formas de controle, visando a melhoria na produção e rentabilidade dos produtores do Distrito Federal, uma vez que manejo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Agronomia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.