Título: | Impacto de treinamento, em profundidade e amplitude, sobre o desenvolvimento de competências de servidores de uma organização pública federal |
Autor(es): | Felix, Mateus de Jesus de Oliveira |
Orientador(es): | Coelho Junior, Francisco Antonio |
Assunto: | Treinamento profissional Competências organizacionais Gestão de pessoas |
Data de apresentação: | 4-Dez-2020 |
Data de publicação: | 7-Jun-2021 |
Referência: | FELIX, Mateus de Jesus de Oliveira. Impacto de treinamento, em profundidade e amplitude, sobre o desenvolvimento de competências de servidores de uma organização pública federal. 2020. 108 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | Ações de treinamento são indicadas para a melhoria do desempenho no trabalho.
Estas ações são baseadas em lacunas de competência considerando-se as
expectativas de desempenho do cargo. O presente estudo teve como objetivo
geral descrever a influência do treinamento no trabalho, mensurado em termos de
impacto tanto em profundidade como em amplitude, do curso ‘Processo do
Trabalho’ – Módulo I e II, sobre o desenvolvimento de competências. A natureza
deste estudo foi classificada como quantitativa e descritiva. Para coleta de dados,
foi utilizado um questionário segmentado em três partes principais. A primeira
parte do instrumento é relacionada à avaliação de impacto em profundidade do
Curso. Este instrumento foi construído, para fins de realização desta pesquisa, e
foi validado semanticamente por servidores da organização em questão. O
instrumento de impacto em profundidade foi desenvolvido utilizando como
referência o material didático do curso. A segunda parte do instrumento se refere à
avaliação de impacto em amplitude, já validado por Abbad (1999). A terceira parte
do questionário mensurou competências, por meio da aplicação da medida já
validada por Reis (2011). O estudo contou com uma amostra total de 27
colaboradores (população de 105 participantes o que representou 25,72%). Após
a coleta de dados, foi utilizado o software SPSS versão 20.0, para a análise e
interpretação dos dados. Os resultados encontrados, no geral, mostram que o
curso teve impacto positivo sobre os conhecimentos, habilidades e atitudes
adquiridos no treinamento tanto aos participantes do módulo I como também aos
participantes do módulo II. Foram encontradas correlações positivas que variaram,
em sua maioria, de moderadas a fortes, em ambos os módulos, com destaque
para o módulo II, que obteve um maior número de correlações fortes entre as
dimensões analisadas. Como limitações, podem ser citadas a baixa participação
dos colaboradores e a pandemia da Covid-19 que impossibilitou a aplicação
presencial do questionário. Como recomendação, sugere-se que o tema seja
aplicado em amostras maiores, para que seja possível ter um resultado mais
próximo da realidade assim como a própria Organização investir em ações de
revisão/melhoria do treinamento. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020. |
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