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dc.contributor.advisorBorges, Carla Peixoto-
dc.contributor.authorSouza, Mirelly Magalhães Silva de-
dc.identifier.citationSOUZA, Mirelly Magalhães Silva de. Efeito do rótulo vegano sobre o valor reforçador sinalizado por alimentos e cosméticos. 2020. 90 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo investigou o efeito do rótulo vegano sobre o valor reforçador, formado pelas medidas de relato de valor informativo, utilitário e disposição de compra sinalizado por alimentos e cosméticos. Também foi verificado se esse efeito era moderado pelo tipo de produto, nível de identificação com o veganismo e o gênero do consumidor. A revisão teórica sobre o veganismo mostrou que os consumidores são expostos a histórias de aprendizagem tanto de reforçamento, como de punição relacionadas ao veganismo. Sendo assim, o rótulo vegano poderia sinalizar reforços ou punições. Foi realizada uma pesquisa experimental e no primeiro teste da MANCOVA, foi verificado o efeito direito do rótulo vegano, como também se o efeito era moderado pelo tipo de produto e pelo nível de identificação com o veganismo. O resultado indicou um efeito positivo e direto do rótulo vegano sobre o relato de disposição de compra e nenhuma moderação foi estatisticamente significativa. No segundo teste, foi verificado o efeito direto do rótulo vegano, como também se o efeito era moderado pelo tipo de produto e o gênero do consumidor. Foi encontrado que houve um efeito direto e negativo do rótulo vegano sobre o relato de valor utilitário para o público masculino. Por fim, o estudo contribuiu no entendimento do efeito do rótulo vegano sobre o comportamento do consumidor, descobrindo-se que esse efeito é moderado pelo gênero. O resultado do estudo pode auxiliar marcas de produtos veganos a traçarem estratégias mais direcionadas, enfatizando os atributos que possam sinalizar maior valor reforçador para o público masculino. No campo acadêmico, a pesquisa contribuiu para preencher a lacuna de estudos sobre o efeito do rótulo vegano sobre o valor reforçador, em função do tipo de produto, nível de identificação com o veganismo e gênero do consumidor. Por fim, descobriu-se resultados relevantes para o direcionamento de estratégias para duas grandes indústrias, de alimentos e de cosméticos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordConsumidores - comportamento de comprapt_BR
dc.subject.keywordRótulos - adequaçãopt_BR
dc.subject.keywordVeganismopt_BR
dc.titleEfeito do rótulo vegano sobre o valor reforçador sinalizado por alimentos e cosméticospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-06-07T14:27:59Z-
dc.date.available2021-06-07T14:27:59Z-
dc.date.submitted2020-12-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27636-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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