Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27634
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_LeonardoCardosoOliveira_tcc.pdf9,41 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Passeio completo : fatores e sua influência no uso casual de ternos e costumes
Autor(es): Oliveira, Leonardo Cardoso
Orientador(es): Dias, Maria Amélia de Paula
Assunto: Moda
Comportamento do consumidor
Consumidores - comportamento de compra
Data de apresentação: 18-Dez-2020
Data de publicação: 7-Jun-2021
Referência: OLIVEIRA, Leonardo Cardoso. Passeio completo: fatores e sua influência no uso casual de ternos e costumes. 2020. 187 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A moda é um dos principais elementos da civilização, não apenas por sua relevância e seu impacto mercadológicos, mas também pelas funções culturais, sociais e simbólicas que desempenha. Por estas e por outras razões, a moda é acompanhada e observada por diferentes setores da sociedade, como a academia. Entretanto, mercado e academia tendem a marginalizar o segmento masculino em favor da sua contraparte feminina. Adicionalmente, em um contexto com tantas mudanças, transformações e novas tendências; um elemento que se destaca justamente por sua constância é o terno masculino. Assim, o presente estudo teve por objetivo identificar os principais fatores que influenciam o uso e não-uso de costumes e ternos pelo público masculino brasileiro, fora do meio profissional. A pesquisa exploratória e descritiva foi desenvolvida em etapas. Os fatores de influência levantados na pesquisa bibliográfica foram validados por meio da aplicação de um questionário que obteve respostas de 109 participantes. As respostas ao questionário também foram utilizadas para encontrar novos fatores e identificar percepções e crenças dos respondentes. Para corroborar estatisticamente com tendências observadas, foi utilizado o teste de aderência do Qui-quadrado. Dessa forma, foi possível perceber que alguns fatores possuem maior influência no estilo, bem como a importância do conforto. Foi levantado também, os contextos de uso de ternos e a quais imagens e conceitos o traje está mais relacionado. A contribuição teórica do trabalho ocorre na medida que esse buscou preencher uma lacuna nos estudos de Moda e Administração, e trouxe o uso de abordagens alternativas e mais holísticas, fomentando a discussão no campo e o aprofundamento da pesquisa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.