Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27632
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_NaysaCristinaDeOliveiraFreitas_tcc.pdf945,95 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de práticas sustentáveis em um laboratório de análises clínicas
Autor(es): Freitas, Naysa Cristina de Oliveira
Orientador(es): Conke, Leonardo Silveira
Assunto: Gestão ambiental
Resíduos de serviços de saúde
Gestão de resíduos sólidos
Data de apresentação: 4-Dez-2020
Data de publicação: 7-Jun-2021
Referência: Freitas, Naysa Cristina de Oliveira. Análise de práticas sustentáveis em um laboratório de análises clínicas. 2020. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: As mudanças, ao longo dos anos, no processo econômico e produtivo mundial, trouxeram implicações diretas para as empresas. No setor laboratorial as exigências dos consumidores são voltadas para as ações que a organização realiza com os seus descartes biológicos e ações voltadas para diminuir os seus impactos negativos ao meio ambiente. Com o olhar dos stakeholders voltados para as mudanças organizacionais e seus impactos no meio ambiente o objetivo desse trabalho é analisar as práticas sustentáveis de um laboratório de análises clínicas. O Laboratório foi escolhido por ser certificado com a norma ABNT ISO 14001 e por apresentar em seus relatórios anuais ações voltadas para práticas ambientais. Essa pesquisa é qualitativa com base em um estudo de caso realizado no Laboratório Sabin. Para a realização da pesquisa foram utilizados três métodos de coleta de dados: observação participante, documentos e entrevistas. Foram analisados dezesseis indicadores ambientais dos quais dez apresentaram resultados positivos ao longo do período de 2014 a 2019 e cinco possuem margens para melhorar suas ações e desempenho. O indicador de laudos retirados pela internet obteve a maior variação no período, 1305% o que ocasionou uma diminuição em quantidades de folhas brancas e recicladas utilizadas. Além disso, o indicador de coleta seletiva foi o segundo indicador com maior variação no período, variando 191%.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.