Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27630
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_LunaraPereiraCarvalho_tcc.pdf2,35 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise multicritério da usabilidade do serviço de transporte por aplicativos : uma percepção dos motoristas
Autor(es): Carvalho, Lunara Pereira
Orientador(es): Rodrigues, Evaldo Cesar Cavalcante
Assunto: Aplicativos de transporte individual
Mobilidade urbana
Data de apresentação: 4-Dez-2020
Data de publicação: 7-Jun-2021
Referência: CARVALHO, Lunara Pereira. Análise multicritério da usabilidade do serviço de transporte por aplicativos: uma percepção dos motoristas. 2020. 93 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho tem como propósito analisar a usabilidade do serviço de transporte por aplicativos na percepção dos motoristas, com base na metodologia multicritério de apoio a decisão construtivista. Foi estruturado sob a perspectiva de 4 plataformas digitais: Uber, 99App, Cabify e InDriver dos usuários que são motoristas de Brasília/DF e das regiões do Entorno. Para verificar os incentivos e o reconhecimento dado aos trabalhadores desse novo modelo de “serviços sob demanda” faz-se necessário identificar as vantagens e desvantagens proporcionadas com base na relação dos conceitos de usabilidade. Foram discutidos os seguintes conceitos para corroborar com a pesquisa: gestão de pessoas em transporte, serviço autônomo, aplicativo móvel, aplicativos de transporte de passageiros, transporte, benchmarking, usabilidade, construtivismo, brainstoming e grupo focal. A ferramenta de pesquisa utilizada foi o modelo de análise: Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C), que atua de forma construtivista com o auxílio de atores (decisores e agidos) no processo da tomada de decisões, a partir de critérios responsáveis para avaliação dos serviços. Nesse sentido, foram realizadas juntamente com os decisores as etapas de brainstormings e um grupo focal, para obtenção dos níveis de esforços e das taxas de contribuição. Com as contribuições do grupo focal, chegou-se ao formulário de coleta de dados. Para a modelagem dos dados foi utilizado o software MAMADecisão/MyMCDA, em que foram inseridos os: rótulo, critérios e subcritérios, taxas de contribuição, níveis de esforço; e, descrição da mediana. A parte de análises dos resultados, demonstraram que, os critérios caracterizados como: flexibilidade e desenvolvimento dos serviços apresentaram os maiores desempenhos baseados nos conceitos de usabilidade. Concluiu-se a existência da usabilidade nos serviços de transporte por aplicativos quando se trata de requisitos como funcionalidades das plataformas, flexibilidade percebida na execução das atividades e do deslocamento optado pelos motoristas, assim como referente ao desenvolvimento da prestação de serviços, principalmente no que tange aos critérios de admissão e também sobre a auto avaliação do serviço prestado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.