Título: | A tecnologia da informação nas melhorias de processos : uma análise do comportamento do consumidor com a transformação digital do mercado de materiais de construção de acabamento no Distrito Federal |
Autor(es): | Cerqueira, Lucas de Magalhães |
Orientador(es): | Lesses, Olinda Maria Gomes |
Assunto: | Consumidores - comportamento de compra Tecnologia da informação Materiais de construção Comportamento do consumidor |
Data de apresentação: | 11-Dez-2020 |
Data de publicação: | 7-Jun-2021 |
Referência: | CERQUEIRA, Lucas de Magalhães. A tecnologia da informação nas melhorias de processos: uma análise do comportamento do consumidor com a transformação digital do mercado de materiais de construção de acabamento no Distrito Federal. 2020. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | O mercado de material de construção de acabamento do Distrito Federal tem sofrido
impactos da transformação digital. Como consequência, as empresas do segmento
estão realizando constantes adaptações em seus processos organizacionais com o
apoio da Tecnologia da Informação (TI), bem como os consumidores apresentam
comportamentos de consumo adaptados a essa nova era. A presente monografia tem
como objetivo analisar a mudança do comportamento do consumidor, do Distrito
Federal, perante a transformação digital que as empresas e o mercado de material de
construção de acabamento vêm recebendo. Para que isso fosse possível, foram
aplicados questionários com perguntas fechadas a fim de compreender a percepção
dos consumidores sobre o mercado. Além disso, foram realizadas duas entrevistas
estruturadas visando entender as mudanças organizacionais em empresas do
segmento. Os resultados mostram que a TI impacta positivamente nos processos
organizacionais e se tornou um aspecto vital às empresas. Além disso, constatou-se
que os consumidores apresentam mudanças em seu comportamento, como por
exemplo a utilização de ferramentas de busca, redes sociais e plataformas digitais
para dialogarem com os vendedores, pesquisarem sobre os produtos, buscarem
sobre a reputação das marcas e realizarem suas compras. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2020. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Administração
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.