Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2762
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_OlgaMariaSchlindwein.pdf390,08 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Recital didático : ensino e aprendizagem musical para formação de plateia
Autor(es): Schlindwein, Olga Maria
Orientador(es): Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de
Assunto: Música - instrução e estudo
Oficina de música
Data de apresentação: 22-Dez-2011
Data de publicação: 3-Fev-2012
Referência: SCHLINDWEIN, Olga Maria. Recital didático: ensino e aprendizagem musical para formação de plateia. 2011. 46 f. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Acrelândia, 2011.
Resumo: O presente estudo trata de pesquisa sobre projeto pedagógico musical intitulado Recital didático: ensino e aprendizagem musical para formação de plateia. Este trabalho teve como objetivos: ampliar a escuta musical de jovens por meio de atividades pedagógico musicais voltadas para a formação de plateia e analisar a relevância das ações realizadas para a ampliação da escuta musical. Para cumprir com esses objetivos foram elaboradas oficinas de música, recital e material didático. A pesquisa foi realizada com 56 alunos com idades entre 14 e 22 anos de duas turmas de Ensino Médio de uma escola da cidade de Acrelândia – AC. A metodologia envolveu a aplicação, avaliação e análise de três questionários: 1) questionário diagnóstico que visou verificar o universo e práticas musicais dos participantes; 2) questionário de avaliação das oficinas de música; 3) questionário de avaliação do recital e material didático, ambos com o objetivo de verificar as impressões dos alunos sobre as atividades e repertório propostos ao longo da realização do projeto. Os resultados apontam que os alunos se envolveram nas práticas de composição e execução musical das oficinas, contribuindo para seu desenvolvimento musical e na interação com o repertório do recital didático. Durante o recital, a maioria dos alunos interagiu com bastante atenção e entusiasmo, mesmo as peças não sendo de seu contexto. No questionário avaliativo responderam que gostaram da execução das peças e que conseguiram acompanhar as músicas com seus respectivos ritmos, demonstrando uma grande aceitação do novo repertório e que as atividades das oficinas contribuíram para ajudar os alunos a relacionar os conteúdos presentes nas músicas que os alunos ouvem ao novo repertório, a música instrumental. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study is about a pedagogical music project called Didactic Recital: music teaching and learning practices for audience-listening education. The objectives of this piece of work were: to broaden youngsters’ audience-listening skills through musical practices and to analyse the relevance of such actions for audience-listening education. In order to accomplish the objectives, I prepared music workshops, a recital and pedagogical material. The research was carried out with 56 students aged between 14 to 22 years old from two classes of a Secondary School in the town of Acrelândia (AC). The methodology involved the distribution, evaluation and analysis of three questionnaires: 1) a diagnostic questionnaire that aimed at mapping the participants’ musical universes and practices; 2) an evaluation questionnaire focusing on the music workshops; 3) an evaluation questionnaire focusing on the recital and on the pedagogical material aiming to check the students’ views about the activities and the repertoire suggested throughout the project. The results point that the students got involved in composing and performing during the workshops, which contributed to their musical development and interaction with the repertoire of the didactic recital. During the recital, the majority of the students interacted attentively and with enthusiasm, even if the musical pieces were not from their context. In the evaluation questionnaire, they answered that they enjoyed the performance of the musical pieces and that they were able to follow the rhythm of the musics, demonstrating great acceptance of new repertoire and showing that the workshop activities contributed to help them relate the content of the music the students listen to the new repertoire: the instrumental music.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons