Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27618
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_JuliaTossiNoleto_tcc.pdf5,89 MBAdobe PDFver/abrir
Título: “Tem vez que o cristal dá em cima. Tem vez que ele dá na baixada” : uma etnografia do conhecimento do garimpo e dos garimpeiros de cristal de rocha da Chapada dos Veadeiros – GO
Autor(es): Noleto, Júlia Tossin
Orientador(es): Barretto Filho, Henyo Trindade
Assunto: Ensaio etnográfico
Comunidades tradicionais
Garimpagem
Chapada dos Veadeiros (GO)
Cristais
Quartzo
Minas e recursos minerais
Data de apresentação: 23-Abr-2020
Data de publicação: 28-Mai-2021
Referência: NOLETO, Júlia Tossin. “Tem vez que o cristal dá em cima. Tem vez que ele dá na baixada” : uma etnografia do conhecimento do garimpo e dos garimpeiros de cristal de rocha da Chapada dos Veadeiros – GO. 2020. xii, 97 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho trata sobre garimpeiros de cristal de quartzo da Chapada dos Veadeiros, e a prática do garimpo de cristal nessa região. Meu objetivo foi conhecer esse ―povo‖ garimpeiro, seus saberes e técnicas. A partir de uma série de entrevistas, principalmente com Seu Dedé, antigo garimpeiro da região, idaguei sobre o modo de vida garimpeiro. Foram as entrevistas junto com outras fontes documentais que pude, de certa forma, compilar e escrever parte da história deste ―povo‖, que possue uma identidade com a extração do cristal e uma forma de vida associada a mineração. A partir do material coletado pude fazer interpretações sobre o povo garimpeiro, suas técnicas e sobre os cristais. Tais interpretações revelaram como o garimpo de cristal possui qualidades únicas, que o diferem de outros tipos de garimpo; como os garimpeiros possuem um modo de vida que está em constante mudança, e como o conhecimento do garimpo de cristal é um processo contínuo de criação de saber, ligado à prática e ao meio ambiente.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.