Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27606
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_AdlerAzevedoDeAlcantara_tcc.pdf550,94 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ideais da reforma protestante e desenvolvimento de comportamentos éticos nas organizações : uma análise na empresa chick-fil-a
Autor(es): Alcântara, Adler Azevedo de
Orientador(es): Costa, Caio César de Medeiros
Assunto: Cultura organizacional
Ética
Comportamento organizacional
Data de apresentação: 27-Nov-2020
Data de publicação: 25-Mai-2021
Referência: ALCÂNTARA, Adler Azevedo de. Ideais da reforma protestante e desenvolvimento de comportamentos éticos nas organizações: uma análise na empresa chick-fil-a. 2020. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho teve por objetivo estudar as relações de uma cultura organizacional que se baseia em princípios bíblicos resgatados pela Reforma Protestante com os comportamentos éticos apresentados pela organização. Para isso, entrevistas com base em um roteiro semiestruturado foram aplicadas a executivos de alto escalão, funcionários e clientes da empresa Chick-fil-A e posteriormente foi realizada uma análise de conteúdo qualitativa. Foram entrevistados 3 (três) altos executivos, 2 (dois) funcionários e 1 (um) cliente, totalizando 6 (seis) respondentes. Diante das respostas apresentadas, relacionando-as com o referencial teórico, foi possível verificar que a cultura organizacional da empresa é profundamente influenciada por princípios bíblicos e que estes são traduzidos por comportamentos éticos. Constatou-se alto grau de fidelidade aos valores da empresa, havendo possibilidade até mesmo de sujeitar-se a possíveis prejuízos em nome dos princípios defendidos pela organização. Os respondentes, independentemente de qual sua relação com a Chick-fil-A, apresentaram respostas muito harmoniosas no que tange suas percepções das dimensões abordadas. No entanto, uma vez que a pesquisa se limita a um aspecto qualitativo, aplicada em apenas uma organização, sugere-se que futuros estudos tragam também uma abordagem quantitativa e questionários sejam aplicados em mais organizações confessionais que afirmam possuir valores protestantes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2020
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.