Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Leite, Leticia Lopes | - |
dc.contributor.author | Leite, Diego Brian Coelho | - |
dc.identifier.citation | LEITE, Diego Brian Coelho. Eureka: uma proposta de apoio ao ensino e aprendizado de matemática. 2019. 62 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir dos resultados mais recentes do Programa Internacional de Avaliação de Estu- dantes (PISA) percebe-se que alunos de ensino fundamental no Brasil apresentam baixo nível de proficiência em Matemática e não possuem capacidade de resolver problemas simples envolvendo números. Diante deste cenário, buscou-se com o presente trabalho apoiar o ensino e a aprendizagem de Matemática através do desenvolvimento de uma proposta que aproxime os conceitos apresentados em aula de situações reais vivenciadas por estudantes do Ensino Fundamental. Buscou-se, assim, desenvolver uma plataforma que, além de apresentar os conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tam- bém apresente situações-problema para serem resolvidas pelo aluno e exemplos práticos de aplicações no mundo real para os conteúdos de Matemática vistos em aula. Após a plataforma ser planejada e implementada, foram inseridos dados utilizados no treinamento de alunos para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Para o futuro espera-se que a ferramenta desenvolvida possa ser amplamente utilizada e testada por professores e alunos em situações reais de ensino e aprendizagem, que ela possa vir a ser utilizada em outras áreas do conhecimento além da Matemática, e que os resultados colhidos nestas utilizações possam ser utilizados para identificar melhorias para a própria plataforma. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ambientes virtuais de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Plataformas digitais | pt_BR |
dc.title | Eureka : uma proposta de apoio ao ensino e aprendizado de matemática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-25T13:01:22Z | - |
dc.date.available | 2021-05-25T13:01:22Z | - |
dc.date.submitted | 2019-08-27 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/27599 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | On the basis of the recent results of the Programme for International Student Assessment (PISA), it is noticeable that elementary students in Brazil have low level of proficiency in mathematics and have no ability to solve simple problems involving numbers. Based on this, this work was designed to support the teaching and learning of Mathematics, providing an approximation between the concepts presented in class of real situations experienced by students in elementary school. To do so, it puts foward a proposal of a platform that presents the contents of the Brazilian common basic curriculum, problem situations to be solved by the students and practical examples of applications in the real world for the content seen in Mathematics’ classes. After the platform was planned and implemented, data used to train students for the Brazilian Mathematics Olympiad of the Public Schools were inserted into the plataform. For the future, it is expected that the developed tool can be widely used and tested by teachers and students in real teaching and learning situations, that it can be used in other areas of knowledge besides Mathematics, and that the results obtained in these uses can be used to identify improvements to the platform itself. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciência da Computação
|