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Título: Cultura(s) em perspectiva : reflexões sobre a construção da identidade dos sujeitos periféricos
Autor(es): Santos, Thayane de Castro
Orientador(es): Castro, Rosana Andréa Costa de
Assunto: Artes visuais
Sujeito periférico
Cultura
Ensino
Aprendizagem
Data de apresentação: 4-Jul-2018
Data de publicação: 21-Mai-2021
Referência: SANTOS, Thayane de Castro. Cultura(s) em perspectiva: reflexões sobre a construção da identidade dos sujeitos periféricos. 2018. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso busca evidenciar a problemática sobre a influência das diferentes culturas na construção da identidade dos sujeitos. A discussão está situada no que se denomina de cultura no centro e cultura na periferia, ressaltando-se a perspectiva do sujeito periférico. Na relação entre essas culturas, reivindica-se a compreensão do sujeito sobre si, sem que ele sustente ou construa barreiras que o impeçam de conhecer e de se relacionar com a cultura do outro. A partir da análise dos contextos culturais do Plano Piloto e do Gama, este TCC propõe debater sobre o lugar periférico da cultura do Gama, quando comparado ao lugar central da cultura do Plano Piloto, ressaltando a discrepância entre o centro e a periferia, arguindo como a arte pode modificar a sensação de violência naturalizada junto ao termo periferia. Frente a isso, propõe-se uma sequência didática para aulas de artes visuais que fomentem o autoconhecimento para que o sujeito que se afirma como pertencente à determinada cultura tenha orgulho de si. As aulas de artes visuais devem, entre outros aspectos, ocuparem-se em explorar e realçar o valor cultural local, que ainda são excluídos dos circuitos artísticos centrais, cabendo ao professor manter-se atento à importância dessa valorização para a constituição das identidades dos estudantes que estão sob sua responsabilidade.
Abstract: This Work of Conclusion of Course tries to highlight the problematic on the influence of the different cultures in the construction of the identity of the subjects. The discussion is situated in what is called culture in the center and culture in the periphery, emphasizing the perspective of the peripheral subject. In the relation between these cultures, the subject's understanding of himself is demanded, without his sustaining or constructing barriers that prevent him from knowing and relating to the culture of the other. Based on the analysis of the cultural contexts of the Pilot Plan and the Range, this CBT proposes to discuss the peripheral location of the Gama culture, when compared to the central place of the Pilot Plan culture, highlighting the discrepancy between the center and the periphery, the art can modify the sensation of naturalized violence next to the term periphery. Faced with this, a didactic sequence is proposed for visual arts classes that foster self-knowledge so that the subject who asserts himself as belonging to the given culture is proud of himself. Visual arts classes should, among other aspects, focus on exploring and enhancing the local cultural value, which are still excluded from the central artistic circuits, and the teacher must remain attentive to the importance of this valorization for the constitution of students' identities which they are responsible for.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2018.
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