Título: | Motion Comic : a produção da série animada Monstro |
Autor(es): | Dal Moro, Rodrigo Maia |
Orientador(es): | Sousa, Luciano Mendes de |
Assunto: | Animação (Cinematografia) Mangá Quadrinhos Histórias em quadrinhos Televisão - seriados Produção audiovisual Roteiros cinematográficos |
Data de apresentação: | 4-Dez-2019 |
Data de publicação: | 18-Mai-2021 |
Referência: | DAL MORO, Rodrigo Maia. Motion Comic: a produção da série animada Monstro. 2019. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | O seguinte trabalho visa, por meio da experimentação prática, compreender o que é uma
motion comic - conceito abstrato da fusão entre o quadrinho e a animação - e como é seu
processo produtivo. Adicionalmente, objetiva a melhor compreensão de quadrinhos japoneses
- os mangás - e como sua estética se apresenta em aspectos visuais, narrativos e de formato,
visando aplicar esta linguagem no planejamento de produção de séries animadas. Para isso foi
necessária a definição de histórias em quadrinhos e de animações, seguido de estudos
específicos sobre seus experimentos transmidiáticos e formatos de produção. Depois, um
aprofundamento em estudo sobre o mangá, incluindo suas características históricas e práticas
de produção narrativa. Então a produção conceitual da série foi iniciada, desenvolvendo
personagens e o universo da história, seguido de um episódio piloto dividido em préprodução, produção e pós-produção. Devido a obstáculos como tempo, orçamento e equipe,
somente uma sequência foi completamente finalizada. Entretanto o produto ainda é efetivo
como prova de conceito da série em motion comic, chamada “Monstro”. |
Abstract: | The following work aims, through practical experimentation, to understand what a motion
comic is - the abstract concept of the fusion between comics and animation - and what its
production process is like. Additionally, it aims to better understand Japanese comics - manga
- and how their aesthetics are presented in visual, narrative and format aspects, aiming to
apply this language in the planning of an animated series. This required the definition of
comics and animations, followed by specific studies on their transmedia experiments and
production formats. Then, a deeper study of manga, including its historical characteristics and
narrative production practices. Then the conceptual production of the series began, developing
characters and universe of the story, followed by a pilot episode divided into pre-production,
production and post-production. Due to obstacles such as time, budget and staff limitations,
only one sequence has been completed. However, the product is an effective proof of concept
for the motion comic series, called “Monster”. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Audiovisual
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.