Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27575
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_WagneerCardosoCirqueira_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)763,08 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFalcomer, Viviane Aparecida da Silva-
dc.contributor.authorCirqueira, Wagneer Cardoso-
dc.identifier.citationCIRQUEIRA, Wagneer Cardoso. A visão dos professores preceptores sobre o estágio supervisionado interdisciplinar. 2019. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Brasília-DF, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO estágio supervisionado ainda é tido como primeiro contato do futuro professor com a realidade escolar, porém este ainda é muito questionado sobre as dificuldades encontradas na escola. Deste modo, a utilização de diferentes metodologias e estratégias de ensino no estágio supervisionado podem facilitar o ingresso do licenciando no contexto da escola. Assim a interdisciplinaridade aparece como alternativa ao contexto vivido por professores, estagiários e estudantes. O estágio supervisionado em ensino de ciências naturais 4 (ESECN4) do curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Universidade de Brasília, propõe a realização de um projeto interdisciplinar como uma experiência que seja inovadora e que envolva grande parte da comunidade escolar. Dessa forma, essa pesquisa verificou, por meio da aplicação de questionário online com 13 professores preceptores de estagiários de ESECN4 atuantes na educação básica de ensino, a visão que esses professores têm acerca dessa prática. Idealizado para se adquirir experiências, o estágio supervisionado converge para troca de saberes importantes para uma educação reflexiva e consciente de suas práticas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEstágios supervisionadospt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.titleA visão dos professores preceptores sobre o estágio supervisionado interdisciplinarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-18T12:43:25Z-
dc.date.available2021-05-18T12:43:25Z-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27575-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The supervised internship is still seen as the first contact of the future teacher with the school reality, but this one is still much questioned about the difficulties found in the school. Thus, the use of different methodologies and teaching strategies in the supervised stage can facilitate the admission of the graduates in the context of the school. Thus, interdisciplinary appears as an alternative to the context experienced by teachers, trainees and students. The Supervised Natural Sciences Teaching Stage 4 (ESECN4) of the undergraduate course in Natural Sciences at the University of Brasília proposes the realization of an interdisciplinary project as an experience that is innovative and involves a large part of the school community. Thus, this research verified, through the application of an online questionnaire with 13 preceptor teachers of ESECN4 trainees working in basic education, the view that these teachers have about this practice. Idealized to gain experience, the supervised stage converges to exchange important knowledge for a reflexive and conscious education of its practices.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.