Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27572
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_GabrielDosSantosPimentel_tcc.pdf836,41 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Espetáculo ético : uma proposta de comunicação audiovisual progressista e informativa em ambientes sociodigitais
Autor(es): Pimentel, Gabriel dos Santos
Orientador(es): Machado, Liliane Maria Macedo
Assunto: Mídia social
YouTube (Site de vídeos)
Audiovisual
Roteiros cinematográficos
Produção audiovisual
Mídia e política
Data de apresentação: 17-Dez-2020
Data de publicação: 18-Mai-2021
Referência: PIMENTEL, Gabriel dos Santos. Espetáculo ético: uma proposta de comunicação audiovisual progressista e informativa em ambientes sociodigitais. 2020. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este memorial discorre acerca do planejamento de um vídeo-piloto para um canal no ambiente midiático sociodigital (PINHEIRO, 2019) Youtube. O objetivo é refletir acerca de como construir uma obra audiovisual que verse sobre temas políticos pertinentes ao contexto brasileiro, mas de forma atrativa e que mobilize os indivíduos em aspectos emocionais, inspirando-os a se engajarem politicamente. Para embasar as propostas, recorremos às reflexões acerca da política na era da fantasia e aos conceitos de espetáculo ético e política dos sonhos de Duncombe (2007); buscando compreender melhor como produzir para ambientes sociodigitais como o Youtube, recorremos a reflexões de Sbardelotto (2016), Meili (2011) e Jenkins (2009). A partir das reflexões, buscou-se desenvolver um roteiro para o primeiro vídeo do canal explorando as potencialidades e recursos estudados.
Abstract: This work descant on the planning of a pilot video for the social-digital environment (PINHEIRO, 2019) Youtube. The goal is to reflect upon the development of an audiovisual work that talks about political themes relevant to the Brazilian context in an attractive way, mobilizing individuals based on emotional aspects, inspiring them to engage in politics. In order to lay the foundations, we invoked the concepts of politics in an age of fantasy, ethical spectacle and dreampolitik approached by Duncombe (2007); aiming to better understand how to produce content for social-digital environments such as Youtube, we dwell on the reflections made by Sbardelotto (2016), Meili (2011) and Jenkins (2009). Based on these ponderings, we aimed to develop a script for the first video of a Youtube channel exploring the potentialities and resources observed during the research process for this work.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Audiovisual



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.