Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27564
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_CaioAlvesVieira_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)547,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Rodino Maximus : vida, morte e “ressurreição” : proposta de roteiro para um curta metragem
Autor(es): Vieira, Caio Alves
Orientador(es): Oliveira, Anete Maria de
Assunto: Fósseis
Geociências
Paleontologia
Data de apresentação: Jul-2019
Data de publicação: 18-Mai-2021
Referência: VIEIRA, Caio Alves. Rodino Maximus: vida, morte e “ressurreição”: proposta de roteiro para um curta metragem. 2019. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019.
Resumo: O presente trabalho versa sobre divulgação geocientífica (DG) na área de Paleontologia para um público alvo infato-juvenil. Para tanto é proposto um roteiro didático de curta metragem, sem narração e com trilha sonora dramático-sugestiva, para uma futura produção audiovisual com animação em Stop Motion. O roteiro traz um fragmento de um período de vida de dois Aeolosaurus maximus, dinossauros herbívoros de pescoço longo encontrados na Bacia Bauru, estado de São Paulo, que vêm sendo estudados por pesquisadores brasileiros. Busca-se evidenciar desde as suas características físicas, seu habitat e modo de vida, até a morte de um deles, sua fossilização e o momento em que foi descoberto, incluindo processos erosivos. Faz-se referência a morte seletiva desse indivíduo e a preservação de seus somatofósseis e icnofósseis. Recursos gráficos como escala de tamanho e de tempo são incorporados no roteiro como elementos explicativos. Com intuito de intensificar a aprendizagem, foi considerado o aspecto afetivo, sugerido pela contextualização de uma jovem família de dinossauros que sofre a perda do seu progenitor e de seus futuros descendentes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.