Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27562
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_RafaelMarquesMilhomens_tcc.pdf9,65 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPinheiro, Elton Bruno Barbosa-
dc.contributor.authorMilhomens, Rafael Marques-
dc.identifier.citationMILHOMENS, Rafael Marques. O conceito de linguagem audiovisual na pesquisa em comunicação: reflexões analíticas a partir de teses e dissertações do PPGCom/UnB (2003-2020). 2020. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo de estudo a reflexão analítica sobre as abordagens do conceito “Linguagem audiovisual” nas teses e dissertações do PPGCom - FAC/ UnB, dentro do período de 2003 a 2020. O problema de pesquisa delimitado foi: como o conceito de Linguagem audiovisual é abordado por pesquisadores e pesquisadoras em Comunicação no contexto do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Comunicação da UnB? Como eixos de articulação teórica, refletimos sobre Produção científica; Linguagem audiovisual na pesquisa em Comunicação; Linguagem como Ser vivo; Linguagem como Sistema; Linguagem como Narrativa; Audiovisual como Grupo de linguagens próximas; Linguagem com sentido Normativo e Audiovisual como meio caótico. Metodologicamente, o trabalho faz uso de aspectos do Estado da Arte, da Análise de Conteúdo e do que chamamos de Método Híbrido. Como resultado, registra-se que parcela expressiva dos trabalhos analisados por esta monografia consideram e estudam, de maneira recorrente, objetos mais próximos ao cinema – como televisão e vídeos – excluindo outras expressões da Linguagem audiovisual, como livros, rádio, pinturas etc.; e tratam o audiovisual como um outro estágio do cinema. Ademais, compreendendo que a produção científica representa, por si só, um posicionamento, a pesquisa considera que os trabalhos analisados, em considerável medida, deixaram de explorar algumas das possibilidades teóricas/conceituais abordadas por esta pesquisa. Nesse sentido, identificou e elucidou a concentração de trabalhos sobre o tema Linguagem audiovisual, no âmbito do PPGCom - FAC/UnB, sob duas perspectivas majoritárias: “Narrativa”, no que tange à “Linguagem”, e “Meio caótico”, no que tange ao “Audiovisual”.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAudiovisualpt_BR
dc.subject.keywordComunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordLinguagem audiovisualpt_BR
dc.subject.keywordProdução científicapt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB) - Faculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.titleO conceito de linguagem audiovisual na pesquisa em comunicação : reflexões analíticas a partir de teses e dissertações do PPGCom/UnB (2003-2020)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-05-17T19:13:46Z-
dc.date.available2021-05-17T19:13:46Z-
dc.date.submitted2020-12-17-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27562-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work has as study target the analytical thinking about the biases of the concept “Audio-visual language” in thesis and dissertations from the PPGCom - FAC/UnB, within the period from 2003 to 2020. The delimited research problem was: how does the concept “Audio-visual language” is approached by Communication researchers at the PPGCom - FAC/UnB context? As theoretical articulation axes, it was reflected about Scientific Production; Audio-visual language at the Communication research; Language as an Alive Being; Language as a System; Language as a Narrative; Audiovisual as a cluster os close languages; Linguagem in a Normative sense; and Audiovisual as a chaotic medium. Methodologically, the work uses aspects of the State of Art method, Content analysis and what was called as Hybrid Method. As result, an expressive part of the analysed material by this monography consider and study, in a usual way, objects closer to the cinema – as TV and videos – excluding another Audio-visual language expressions, as books, radio, paintings etc.; And see the audio-visual as another stage of cinema. In addition, understanding that the scientific production represents, by itself, a position, the research considers the analysed material do not explore some of the theorical/conceptual possibilities approached by this research. In this sense, identified and explained the work concentration about the theme Audio-visual language, at the PPGCom - FAC/UnB context, under two major perspectives: “Narrative”, about “Language”, and “Chaotic medium”, about “Audio-visual”.pt_BR
Aparece na Coleção:Comunicação - Audiovisual



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.