Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pinheiro, Elton Bruno Barbosa | - |
dc.contributor.author | Milhomens, Rafael Marques | - |
dc.identifier.citation | MILHOMENS, Rafael Marques. O conceito de linguagem audiovisual na pesquisa em comunicação: reflexões analíticas a partir de teses e dissertações do PPGCom/UnB (2003-2020). 2020. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo de estudo a reflexão analítica sobre as abordagens
do conceito “Linguagem audiovisual” nas teses e dissertações do PPGCom - FAC/
UnB, dentro do período de 2003 a 2020. O problema de pesquisa delimitado foi:
como o conceito de Linguagem audiovisual é abordado por pesquisadores e
pesquisadoras em Comunicação no contexto do Programa de Pós-graduação da
Faculdade de Comunicação da UnB? Como eixos de articulação teórica, refletimos
sobre Produção científica; Linguagem audiovisual na pesquisa em Comunicação;
Linguagem como Ser vivo; Linguagem como Sistema; Linguagem como Narrativa;
Audiovisual como Grupo de linguagens próximas; Linguagem com sentido Normativo
e Audiovisual como meio caótico. Metodologicamente, o trabalho faz uso de
aspectos do Estado da Arte, da Análise de Conteúdo e do que chamamos de Método
Híbrido. Como resultado, registra-se que parcela expressiva dos trabalhos
analisados por esta monografia consideram e estudam, de maneira recorrente,
objetos mais próximos ao cinema – como televisão e vídeos – excluindo outras
expressões da Linguagem audiovisual, como livros, rádio, pinturas etc.; e tratam o
audiovisual como um outro estágio do cinema. Ademais, compreendendo que a
produção científica representa, por si só, um posicionamento, a pesquisa considera
que os trabalhos analisados, em considerável medida, deixaram de explorar
algumas das possibilidades teóricas/conceituais abordadas por esta pesquisa.
Nesse sentido, identificou e elucidou a concentração de trabalhos sobre o tema
Linguagem audiovisual, no âmbito do PPGCom - FAC/UnB, sob duas perspectivas
majoritárias: “Narrativa”, no que tange à “Linguagem”, e “Meio caótico”, no que tange
ao “Audiovisual”. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Audiovisual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunicação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Linguagem audiovisual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Produção científica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília (UnB) - Faculdade de Comunicação | pt_BR |
dc.title | O conceito de linguagem audiovisual na pesquisa em comunicação : reflexões analíticas a partir de teses e dissertações do PPGCom/UnB (2003-2020) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-17T19:13:46Z | - |
dc.date.available | 2021-05-17T19:13:46Z | - |
dc.date.submitted | 2020-12-17 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/27562 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work has as study target the analytical thinking about the biases of the concept
“Audio-visual language” in thesis and dissertations from the PPGCom - FAC/UnB,
within the period from 2003 to 2020. The delimited research problem was: how does
the concept “Audio-visual language” is approached by Communication researchers at
the PPGCom - FAC/UnB context? As theoretical articulation axes, it was reflected
about Scientific Production; Audio-visual language at the Communication research;
Language as an Alive Being; Language as a System; Language as a Narrative;
Audiovisual as a cluster os close languages; Linguagem in a Normative sense; and
Audiovisual as a chaotic medium. Methodologically, the work uses aspects of the
State of Art method, Content analysis and what was called as Hybrid Method. As
result, an expressive part of the analysed material by this monography consider and
study, in a usual way, objects closer to the cinema – as TV and videos – excluding
another Audio-visual language expressions, as books, radio, paintings etc.; And see
the audio-visual as another stage of cinema. In addition, understanding that the
scientific production represents, by itself, a position, the research considers the
analysed material do not explore some of the theorical/conceptual possibilities
approached by this research. In this sense, identified and explained the work
concentration about the theme Audio-visual language, at the PPGCom - FAC/UnB
context, under two major perspectives: “Narrative”, about “Language”, and “Chaotic
medium”, about “Audio-visual”. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Audiovisual
|