Título: | A mumificação do antigo Egito para os dias atuais : uma proposta para o ensino de ciências |
Autor(es): | Borges, Adriana Batista Amorim |
Orientador(es): | Rotta, Jeane Cristina Gomes |
Assunto: | Egito - civilização Mumificação Ciências - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 2019 |
Data de publicação: | 17-Mai-2021 |
Referência: | BORGES, Adriana Batista Amorim. A mumificação do antigo Egito para os dias atuais: uma proposta para o ensino de ciências. 2019. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Brasília-DF, 2019. |
Resumo: | O Egito é um Estado muito antigo que possui grandes riquezas materiais e intelectuais, especialmente na área científica. Dessa forma, a pesquisa em questão teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico histórico dessa cidade e elaborar uma proposta didática para promover o estímulo e incentivo para o ensino de Ciência baseado na mumificação do Antigo Egito. E para alcançar o objetivo da mesma, foi utilizada uma metodologia qualitativa com a técnica de análise de conteúdos. A proposta diádica acarretou duas etapas: a) aula expositiva dialógica, que compreende em apresentar aos estudantes o contexto teórico do Egito e, b) aula de modelagem, onde os estudantes são convidados a produzir estruturas moleculares utilizadas no processo de mumificação, a fim de se tornar algo visível. Observou-se que a cultura egípcia tem uma vasta importância para o desenvolvimento da Ciência como conhecida atualmente. E por isso, é possível que seja inserida no contexto escolar. No entanto, como a proposta deste trabalho não foi aplicada, é indicado que tal pesquisa tenha continuidade para analisar se tal é favorável para o ensino de ciências. |
Abstract: | Egypt is a very old state that possesses great material and intellectual riches, especially in the scientific area. In this way, the research in question had as objective to carry out a historical bibliographical survey of this city and to elaborate a didactic proposal to promote the stimulus and incentive for the teaching of Science based on the mummification of Old Egypt. And in order to reach the objective of the same, a qualitative methodology was used with the technique of content analysis. The dyadic proposal entailed two stages: a) dialogic lecture, which includes in presenting students to the theoretical context of Egypt and b) modeling classroom, where students are invited to produce molecular structures used in the process of mummification, in order to become something visible. It has been observed that Egyptian culture is of great importance for the development of science as it is known today. And so it is possible that it is inserted in the school context. However, as the proposal of this work has not been applied, it is indicated that such research has continuity to analyze if this is favorable for science teaching. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.