Título: | Conhecimento básico em ecologia e práticas agroecológicas no ensino de Ciências |
Autor(es): | Cardoso, Vitor Hugo Morais |
Orientador(es): | Costa, Flávio Murilo Pereira da |
Coorientador(es): | Nobre Júnior, Antônio de Almeida |
Assunto: | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Ciências - estudo e ensino Agroecologia |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 17-Mai-2021 |
Referência: | CARDOSO, Vitor Hugo Morais. Conhecimento básico em ecologia e práticas agroecológicas no ensino de Ciências. 2018. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2018. |
Resumo: | A interpretação dada à Ecologia de que ela é uma ciência em que sua fonte de estudo é a interação de todos os seres vivos no planeta, as relações naturais e a compreensão da ação humana com forma de transformação do meio ambiente em meios antropofizados. Esta compreensão deve ser passada aos estudantes para entenderem o seu papel com o mundo, além da própria dinâmica da natureza e as relações humanas. A Agroecologia é também uma ciência interdisciplinar que utiliza da observação dos processos naturais e aplica em suas práticas de atuação na agricultura. O estudo dos ecossistemas compreende as interações do solo-plantas-animais que é crucial para a manutenção e saúde de sistemas complexos e da biodiversidade. O ensino de Ciências Naturais tendo o foco da interdisciplinaridade, para que os estudantes possam compreender as inter-relações entre as campos do conhecimento científico e saberes populares, e assimilar conteúdos sobre os processos abióticos e bióticos, as práticas agroecológicas se apresentam como instrumentos capazes de construir experimentos para o ensino de Ciências Naturais aplicado a interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e a transdisciplinaridade. A proposta deste trabalho foi apresentar modelos de oficinas experimentais para o ensino de Ecologia no nível fundamental. Os experimentos abordam temas importantes como o crescimento e desenvolvimento vegetal, ciclos biogeoquímicos, os recursos limitantes e solos férteis. A proposta didático-pedagógico para o ensino fundamental de Ciências Naturais, no campo da Ecologia, apregoa a construção de laboratório interdisciplinar a céu aberto, por meio de uma pequena unidade demonstrativa de sistema agroecológico do modelo de horta escolar Mandala. |
Abstract: | The interpretation given to Ecology that it is a science in which its source of study is the interaction of all living beings on the planet, natural relations and the understanding of human action with the transformation of the environment. This understanding must be passed on to students to understand their role with the world, beyond the very dynamics of nature and human relationships. Agroecology is also an interdisciplinary science that uses the observation of natural processes and applies in its agricultural practices. The study of ecosystems studies soil-plant-animal interactions that is crucial for the maintenance and health of complex systems and biodiversity. The teaching of natural sciences with the focus of interdisciplinarity, so that students can understand the interrelations between the fields of scientific knowledge and popular knowledge, and assimilate contents about the abiotic and biotic processes, the agroecological practices are presented as instruments capable of to construct experiments for the teaching of Natural Sciences applied to interdisciplinarity, multidisciplinarity and transdisciplinarity. The proposal of this work was to present models of experimental workshops for the teaching of Ecology in elementary school. The experiments cover important topics such as plant growth and development, biogeochemical cycles, limiting resources and fertile soils. The didactic-pedagogical proposal for the basic teaching of Natural Sciences, in the field of Ecology, proclaims the construction of an open-air interdisciplinary laboratory, through a small demonstration unit of agro-ecological system of Mandala school garden model. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2018. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.