Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27548
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_PedroRicardoValentim_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)2,48 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Proposta de reorganização das unidades temáticas da área de Ciências da Natureza na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Autor(es): Valentim, Pedro Ricardo
Orientador(es): Furtado, Danilo Arruda
Assunto: Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Currículo escolar
Ciências - estudo e ensino
Data de apresentação: Nov-2018
Data de publicação: 17-Mai-2021
Referência: VALENTIM, Pedro Ricardo. Proposta de reorganização das unidades temáticas da área de Ciências da Natureza na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2018. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2018.
Resumo: O novo documento que norteia a Educação Brasileira daqui em diante, a Base Nacional Comum Curricular, se compromete em educar integralmente e desenvolver competências em seus educandos, mas problemas acaba por sofrer dos mesmos dos demais currículos, na área de Ciências Naturais, onde se fragmenta, restringi e traz conteúdos desconexos dos demais em sua disposição de conteúdos. Mas isso pode ser resolvido se o objeto de análise e revisão for trabalhado em uma perspectiva temporal e evolutiva organizada em níveis, onde as áreas das Ciências se integrem e se componham. Através de uma análise documental, a proposta tem o objetivo de organizar os conteúdos de forma a torna-los conexos e contextualizados, proporcionando uma alfabetização científica histórica, cultural e crítica, uma experiência educacional onde o interior e o exterior do educando se integrem, fomentando reflexões a respeito de diversos aspectos da realidade que ele vive, como também essa percepção construída possa possibilitar uma ideia de Interdisciplinaridade, onde as Ciências Naturais e o desenvolvimento científico e tecnológico estão intrinsicamente integrados as demais áreas do conhecimento humano.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.