Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/27542
Título: | As contribuições do PIBID para o processo de formação de professores na Universidade de Brasília |
Autor(es): | Lima, Lídia Moreira de |
Orientador(es): | Silva, Delano Moody Simões da |
Assunto: | Professores - formação Formação de professores |
Data de apresentação: | Jul-2018 |
Data de publicação: | 14-Mai-2021 |
Referência: | LIMA, Lídia Moreira de. As contribuições do PIBID para o processo de formação de professores na Universidade de Brasília. 2018. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2018. |
Resumo: | Esta pesquisa procurou investigar as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da UnB para a formação docente dos/as licenciandos/as participantes dos subprojetos das áreas de Ciências, sob o ponto de vista destes/as, a fim de conhecer os possíveis impactos do programa em aspectos relativos à construção de saberes e valores próprios da profissão de professor. Este trabalho configura-se como uma pesquisa qualitativa. Como técnicas de construção de dados, elencamos a entrevista narrativa, narrativa mediada e cartas. Nas entrevistas narrativas pedimos aos/às participantes que narrassem suas vivências, relatando o que é o programa para eles, por meio de uma única pergunta mediadora: me conta o que é o PIBID para você. Nas entrevistas narrativas mediadas usamos caixinhas de lembranças como mediadores das entrevistas narrativas, onde os/as participantes da pesquisa depositaram objetos que se relacionavam com suas experiências vividas no PIBID/UNB e nas cartas com o intuito de conhecer os vínculos e parcerias estabelecidos entre os participantes do projeto e o papel desse no processo de formação de cada um/a, solicitamos que escrevessem cartas solicitando a prorrogação de sua permanência no PIBID. Foram entrevistados 6 estudantes participantes do PIBID de Biologia, Ciências Naturais e Física. O programa proporciona aos/às participantes a realização profissional e o reconhecimento como professor/a por parte dos/as colegas estudantes, dos/as próprios estudantes com quem trabalham na escola e dos próprios professores/as do curso e da escola, pois, a partir da experiência, os/as bolsistas tiveram a oportunidade de vivenciar a realidade escolar, conhecer e enfrentar os desafios da profissão docente o que os/as levaram a ter a certeza sobre a construção da sua identidade profissional: ser professor. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2018. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.