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Título: Avaliação do ruído ambiental em escolas do Distrito Federal
Autor(es): Ulhôa, Hiago Rogério
Orientador(es): Maroja, Armando de Mendonça
Coorientador(es): Santos, Paulo Gabriel Franco dos
Assunto: Ruído
Conforto acústico
Ambiente escolar
Poluição sonora
Data de apresentação: Jun-2018
Data de publicação: 14-Mai-2021
Referência: ULHÔA, Hiago Rogério. Avaliação do ruído ambiental em escolas do Distrito Federal. 2018. 27 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2018.
Resumo: Pesquisas na área indicam que as condições de conforto acústico em escolas do ensino básico, em todo o Brasil, não são adequadas ao tipo de atividade-fim da escola. A grande maioria dos estudos encontraram níveis de pressão sonoras elevados e tempos de reverberação inadequados. Em muitos casos, o ruído externo a escola é o responsável e em outros o ruído interno é o preponderante. Em geral não há um reconhecimento da poluição sonora como um problema ambiental ou mesmo uma ameaça à qualidade de vida e a saúde da população. No ambiente escolar atrapalha a comunicação, a concentração e o aprendizado, sendo necessário o conhecimento das condições de conforto acústico do ambiente onde a comunidade escolar passa boa parte do dia. A pesquisa apresenta resultados da avaliação do ruído ambiental em duas escolas públicas da cidade de Planaltina, no Distrito Federal. Foram realizadas medidas do tempo de reverberação das salas de aula, dos níveis de pressão sonora no ambiente interno e no ambiente externo da escola bem como a avaliação do ruído devido ao tráfego veicular através de mapeamento acústico. Mesmo com salas de aula onde os tempos de reverberação são compatíveis com o ambiente escolar proporcionando uma inteligibilidade satisfatória, observam-se altos níveis de pressão sonora nos corredores da escola durante o período de aula, indicando que professores e estudantes devem ser alertados e conscientizados a respeito da situação de forma a reduzir o ruído ambiental nas escolas. O mapeamento acústico mostra que o ruído ambiental produzido no interior das escolas é o responsável pelos níveis de pressão sonora acima de 60dB(A) medidos durante o horário de aula e acima de 85dB(A) medidos durante o horário do recreio, com picos que superam os 100dB(A), obrigando o fechamento das portas da sala dos professores, da secretaria e da direção.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2018.
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