Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27536
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MiguelAugustoSilveiraDeBrito_tcc.pdf291,6 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise das divulgações de responsabilidade socioambiental da Monsanto
Autor(es): Brito, Miguel Augusto Silveira de
Orientador(es): Freire, Fátima de Souza
Assunto: Contabilidade ambiental
Responsabilidade socioambiental
Responsabilidade social da empresa
Sustentabilidade
Data de apresentação: 17-Jun-2019
Data de publicação: 13-Mai-2021
Referência: BRITO, Miguel Augusto Silveira de. Análise das divulgações de responsabilidade socioambiental da Monsanto. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar os relatórios de sustentabilidade da empresa Monsanto, observando aspectos e características dos princípios da Contabilidade Dialógica na divulgação de informação socioambiental. As informações foram extraídas dos Relatórios Anuais e de Sustentabilidade da entidade no período de 2009 a 2017. A técnica utilizada foi narrativa e análise de conteúdo. Constata-se que os disclosures apresentam maior volume de informações voltadas para assuntos que se apresentam em alta, no meio da mídia e sociedade, no intuito de legitimar as atividades da entidade. A empresa busca formas de dialogar com a população e a comunidade a fim de evidenciar os aspectos mais demandados pela sociedade, considerando que a evidenciação de fatos e informações se configura uma ferramenta social para controle e avaliação dos impactos das atividades de uma entidade.
Abstract: The objective of this work was to analyze the sustainability reports of the company Monsanto, observing aspects and characteristics of the principles of Dialogical Accounting in the divulgation of socioenvironmental aspects. The informations were extracted from the entity's Annual and Sustainability Reports, period from 2009 to 2017. The technique used was narrative and content analysis. It is verified that the disclosures present a greater volume of information directed to issues that appear in a media and society scope, in order to legitimize the activities of the entity. The company seeks ways to dialogue with the population and community in order to highlight the aspects most demanded by society, considering the fact that the disclosure of data and information constitutes a social tool to control and evaluate the impacts of the activities of an entity.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.