Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27519
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_FabioSantosNery_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)1,41 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância da microbiota vaginal para saúde feminina : um panorama do conhecimento da comunidade da FUP
Autor(es): Nery, Fábio Santos
Orientador(es): Carneiro, Marcella Lemos Brettas
Coorientador(es): Rodrigues, Erina Vitório
Assunto: Aparelho genital feminino
Fisiopatologia vaginal
Mulheres - saúde e higiene
Vaginite
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 12-Mai-2021
Referência: NERY, Fábio Santos. A importância da microbiota vaginal para saúde feminina: um panorama do conhecimento da comunidade da FUP. 2018. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2018.
Resumo: A microbiota vaginal exerce um papel importante para manutenção da saúde do trato genital feminino. Os microrganismos desta microbiota produzem barreiras naturais que inibem a proliferação de agentes danosos à saúde feminina. Neste estudo, inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a microbiota vaginal e como esta influencia a saúde feminina. Posteriormente, o nosso objetivo foi realizar uma pesquisa preliminar para compreender o conhecimento da comunidade da Faculdade UnB Planaltina sobre esta temática. Para isso, foi utilizado um questionário com questões múltiplas e objetivas por meio de formulário no google forms, participaram da pesquisa 63 pessoas (n=63). A coleta de dados foi realizada na Universidade UnB Planaltina por meio de um link que direcionava para o questionário. Os participantes responderam perguntas sobre a microbiota vaginal e como esta influencia a saúde feminina. As respostas foram submetidas à análise estatística descritiva. Foi possível perceber um elevado índice de participantes que não conheciam do que se trata a microbiota vaginal. Ainda, observou-se que há pouco conhecimento dos participantes sobre fatores de risco que influenciam o desequilíbrio da microbiota vaginal. Diante desta pesquisa, concluímos que o conhecimento de estudantes de graduação sobre este tema é deficiente e, portanto, torna-se um indicativo de que precisa ser abordada para esclarecimentos da população sobre os benefícios da microbiota vaginal e fatores de riscos que a desequilibram levando à patologias. Desta forma, é importante que esta temática seja explorada na comunidade da FUP e, posteriormente, nas escolas em Planaltina para desmistificar o que é a microbiota vaginal, sua importância e como algumas doenças estão relacionadas com o desequilíbrio desta microbiota. Isto poderá ser feito por meio de campanhas educativas, palestras, distribuição de folders e outras ações que poderiam ser trabalhadas em futuros projetos de extensão da FUP.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.27519
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.